INTELIGÊNCIA DE MERCADO: GERENCIAMENTO DOS CENÁRIOS PROSPECTIVOS COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA E DEMONSTRAÇÃO E ANÁLISE DA EMPRESA ELETROBRAS
Data
2014Autor
Ferreira, Geissi Maria
Teixeira, Mariane da Silva
Guimarães, Thais Fernanda de Abreu C.
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Atualmente, o maior desafio das empresas é manter-se no mercado que se torna cada vez mais competitivo. Diante desse panorama, as estratégias convencionais não são mais suficientes e podem não atingir as expectativas, levando a empresa à perda da sua posição competitiva no mercado. É necessário que a organização faça uso da inteligência de mercado, ou seja, da inteligência competitiva. A inteligência competitiva possibilita aos gestores criar uma visão de futuro, baseada na coleta e análise contínua de dados e informações do ambiente geral e setorial da organização, sendo o gerenciamento dos cenários prospectivos uma das ferramentas estratégicas determinantes desta inteligência. A pesquisa buscou demonstrar a importância da aplicação do planejamento estratégico por cenários prospectivos para que a empresa alcance vantagem competitiva e alavanque seus resultados. Realizamos um estudo em que foi analisado e avaliado o planejamento estratégico elaborado pela empresa Eletrobras que apresenta os cenários alternativos para o setor em que a mesma atua, o cenário de referência e as estratégias que serão formadas. O presente trabalho é organizado em três capítulos: o primeiro capítulo aborda os conceitos de gestão e planejamento estratégico; o segundo capítulo define cenários e demonstra três métodos de construção de cenários prospectivos; por último, o terceiro capítulo é composto por uma demonstração do Plano Estratégico da empresa Eletrobras - Centrais Elétricas Brasileiras S.A, que evidenciará a relevância do tema.
Collections
- Monografias de TCC [76]