Qualidade como fator estratégico: Abordagem da melhoria contínua e ciclo PDCA
Visualizar/ Abrir
Data
2013Autor
Andrade, Rafael Augusto Marcuci de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho faz uma abordagem sobre o tema qualidade, realizando uma breve passagem dos tópicos que dizem respeito à competitividade, a função estratégica dessa área e sua evolução. O qual é observado hoje como um diferencial competitivo, pois, além de garantir a satisfação do cliente, uma boa gestão leva as empresas a reduzirem custos da não-qualidade. Assim, as empresas conseguem se posicionar no mercado de uma maneira mais sólida. Para chegar a tal nível, temas como melhoria contínua e ciclo PDCA são repetidamente abordados. A segunda fase da pesquisa foi desenvolvida fazendo passagens sobre a origem dos métodos de melhoria, seus princípios e idealizadores, as pessoas que mais se destacaram nesse âmbito e depois disseminaram pelo meio gerencial, fazendo assim, uma descrição completa do método, detalhando cada módulo de aplicação, os envolvidas em cada etapa. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância de chegar ao nível mais alto de qualidade, sua importância estratégica e como a melhoria contínua e o ciclo PDCA são utilizados para atingir as metas. Para mostrar tal importância, este trabalho vai se basear em estudos comprovam a dimensão do tema.
Collections
- Monografias de TCC [105]