A descontinuidade de produtos: impactos e desafios em uma empresa com forte atuação no desenvolvimento de novos produtos
Resumo
A descontinuidade do produto é marcada pelo momento em que o produto não apresenta mais vantagens e relevância do ponto de vista econômico ou estratégico; este ponto é sinalizado pela perda de participação de mercado, diminuição do lucro, redução nas vendas ou a combinação dos três fatores. E esta é uma problemática enfrentada até mesmo pelas grandes organizações. De sua parte, o processo em questão possui muitas atividades relevantes que devem ser consideradas e colocadas em prática. No entanto, percebe-se, em algumas empresas da região foco de análise, uma deficiência para planejar e praticar tais ações, mediante as regras e diretrizes instituídas. Logo, pretende-se demonstrar, com este trabalho, que a utilização e o bom planejamento são essenciais para as empresas brasileiras, pois não seguir um modelo de acompanhamento e descontinuidade do produto pode acarretar em elevadas perdas. Portanto, o objetivo da presente pesquisa é estudar, entender e avaliar a sistemática de descontinuidade de produtos praticada pelas empresas, a partir de uma pesquisa bibliográfica e do estudo de caso em uma empresa metal mecânica da região de Marília/SP, igualmente propondo melhorias no processo atualmente praticado. Discontinuity of product is marked by the time of the product does not have more advantages, and relevance of economic or strategic point of view. This point is signaled by the loss of market share, declining profit, reduced sales or the combination of the three factors. It is a problem faced even in big organizations. Therefore, the process in question has many relevant activities that should be considered, and put in practice. However, it is noted in some companies within the region analysis focus, a disability to plan and practice such actions by the rules and guidelines established. Therefore, we intend to demonstrate with this work, that the usage and good planning are essential for Brazilian companies as they do not follow a model of monitoring and discontinuation of the product may result in heavy losses. The objective pursued by this research is to study, understand and evaluate the systematic discontinuity of products practiced by companies from a literature review, and study case in a metalworking company at Marília / SP, also proposing improvements the process currently practiced.
Collections
- Monografias de TCC [105]