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dc.contributor.authorMerlotti, Daniel Bruno
dc.date.accessioned2017-03-28T22:43:03Z
dc.date.available2017-03-28T22:43:03Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11077/1602
dc.description.abstractAtualmente, para que uma empresa mantenha a qualidade de seus produtos ou serviços deve se atentar a uma série de aspectos. Esses aspectos incluem desde aqueles relacionados a fornecedores, materiais, fabricação, até aqueles relacionados aos clientes. Um dos aspectos essenciais ao controle de qualidade em uma empresa é a integração entre as etapas ou setores produtivos. Com o avanço da tecnologia, surgiram diversos e complexos Sistemas de Informação e Gestão (SIG), que contribuem para uma integração da empresa. Porém, esses sistemas podem apresentar complexidades ou valores proibitivos para empresas de pequeno porte. O objetivo desse trabalho é implantar um Sistema de Gestão da Qualidade de baixa complexidade em uma empresa fabricante de equipamentos para serviços de limpeza da região de Marília/SP. Esse trabalho tem caráter bibliográfico e prático, com o desenvolvimento de um estudo de caso. São analisadas as dificuldades e necessidades do setor de qualidade dessa empresa, e aplicadas melhorias em seu fluxo diário de informações e procedimentos operacionais.Para isso, foram implantadas algumas ferramentas da qualidade, que auxiliaram a estruturação de um SIG de baixa complexidade. Essas melhorias propiciaram maior confiabilidade quanto ao armazenamento dos dados (históricos de defeitos), tratativas com os fornecedores (devoluções), visão das atividades diárias, orientação dos tempos gastos (atividades) e exposição do desempenho mensal.pt_BR
dc.description.abstractNowadays, several aspects are essential to maintain the quality of products and services. These aspects include from materials, manufacturing, to those related to customers. One of the essential principles for quality control in a company is an integration between departments or productive sectors. With the advancement of technology, the Information Management Systems (IMS) have emerged, which contribute to the integration of the company. However, these systems may present complexities or prohibitive values for small businesses. The objective of this work is to implement a low complexity Quality Management System in a company that manufactures equipment for cleaning services in Marília/SP region. This work is bibliographical and practical, with the development of a case study. The difficulties and needs of quality sector are analyzed, and improvements are applied in its flow of information and operational procedures. Hence, some quality tools were implemented, which help to structure a low complexity IMS. These improvements provided greater reliability in data storage (defects history), dealings with suppliers (devolutions), vision of daily activities, time spent (activities)and monthly performance.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectSistema de Gestão da Qualidadept_BR
dc.titleSistema de Gestão da Qualidade aplicado em uma empresa de equipamentos para serviços de limpezapt_BR
dc.title.alternativeQuality Management System applied to a cleaning service equipment companypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR


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