Submissões recentes

  • A Educação Jurídica como ferramenta didática no combate às violações da Dignidade da Pessoa Humana na obra "A Lista de Schindler". 

    SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; DOBARRO, Sérgio Leandro Carmo (2016-03-21)
    O presente artigo tem por finalidade expor a necessidade de uma educação que evolua da visão mecanicista para uma visão holística, promovendo uma didática baseada na reflexão e discussão junto aos docentes e discentes. ...
  • (RE)PENSANDO A LINGUAGEM JURÍDICA: EM BUSCA DA QUALIDADE DO TEXTO. 

    SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; BERTHO, Paula Renata (* Trabalho publicado nos Anais do XIX Congresso Nacional do CONPEDI realizado em Florianópolis - SC nos dias 13, 14, 15 e 16 de Outubro de 2010., 2010-10)
    A eficácia da comunicação jurídica depende da habilidade do operador do Direito no manejo da linguagem. A capacidade de construir bons argumentos e administrá-los adequadamente às necessidades expressivas são qualidades ...
  • Projeto Pedagógico e Avaliação Institucional - Articulação e Importância 

    SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; RAPHAEL, Hélia Sônia (Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior - Universidade de Sorocaba, 2006)
    As exigências dos novos tempos apontam para a necessidade de um repensar dos organismos educacionais, para que estes se adaptem à contemporaneidade. Este breve estudo pretende refletir sobre os processos de Avaliação ...
  • Os reflexos da qualidade do Ensino Jurídico pelo Exame da Ordem dos Advogados do Brasil 

    JACOB, Muriel Amaral; SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni (Ciências Sociais Aplicadas em Revista (UNIOESTE), 2013)
    Concluído o curso de Direito, grande parte dos bacharéis realizam a prova do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil para se habilitarem como advogados junto à OAB, órgão de classe responsável pelo exame, e iniciar no mercado ...
  • Doze anos de Mestrado em Direito do UNIVEM: formando docentes para o Brasil 

    SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; GIMENEZ, Melissa Zani (Revista Em Tempo - UNIVEM, 2013)
    O presente artigo tem por finalidade relatar, em síntese, a história dos doze anos de Mestrado FEESR-UNIVEM – Centro Universitário Eurípides de Marília, que durante esse período tem formado mestres docentes que trabalham ...
  • Tecnologias computacionais contribuindo para o ensino do Direito 

    SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; GARCIA, Bruna Pinotti (Revista Intersaberes da Faculdade UNINTER, 2013)
    Este artigo discute como as mudanças no perfil do estudante de Direito geraram uma necessidade de alteração nos procedimentos didáticos e, consequentemente, uma adequação da atitude do professor. Foi realizado um estudo ...
  • Ensino Jurídico e Filosofia do Direito: reflexões sobre a Construção do Saber Jurídico 

    RAMIRO, Caio Henrique Lopes; SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni (Revista do Instituto do Direito Brasileiro (RIDB), 2013)
    O presente trabalho tem por objeto a investigação da relevância da filosofia do direito no contexto da educação jurí- dica, bem como para a construção do saber jurídico. Em um primeiro momento, apresentou-se como necessária ...
  • Tutela ao Direito à Intimidade 

    DURÃES, Cintya Nishimura; LEAO JUNIOR, Teófilo Marcelo de Arêa; SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni (Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM (REGRAD), 2014)
    O presente artigo tem como tema a tutela da intimidade e privacidade em face da crescente evolução tecnológica, que facilita a invasão e a propagação de aspectos da vida particular. Busca-se, com a pesquisa, compreender ...