Submissões recentes

  • A emergência do conceito de Stakeholders na educação e suas implicações no ensino jurídico. 

    SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; SOARES, Vivian Bacaro Nunes (Trabalho publicado nos Anais do XVIII Congresso Nacional do CONPEDI, realizado em São Paulo – SP nos dias 04, 05, 06 e 07 de novembro de 2009., 2009-11)
    O atual estágio de desenvolvimento econômico confirma a insuficiência dos modelos tradicionais do ensino jurídico, os paradigmas tradicionais são questionados, a necessidade de novos padrões de referência é evidente. À ...
  • O Ensino Dogmático do Direito como elemento limitador à universalização do acesso à justiça. 

    SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; PEREIRA, Newton Carlos Freire (Trabalho publicado nos Anais do XVIII Congresso Nacional do CONPEDI, realizado em São Paulo – SP nos dias 04, 05, 06 e 07 de novembro de 2009., 2009-11)
    O ensino jurídico, estruturado sob o molde positivista e conservador cujo objetivo central da formação do bacharel em Direito é a aplicabilidade da norma, destituída da reflexão acerca da desigualdade, impede a materialização ...
  • Docência Jurídica: Construção da Identidade Docente 

    SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; SOARES, Fernanda Heloísa Macedo (Trabalho publicado nos Anais do XIX Encontro Nacional do CONPEDI realizado em Fortaleza - CE nos dias 09, 10, 11 e 12 de Junho de 2010., 2010-06)
    No presente trabalho pretende-se abordar a questão sobre a identidade do docente nos cursos de direito, uma vez que os muitos, normalmente, apresentam atividades em outras carreiras jurídicas tratando a docência como algo ...
  • Existe receita para ser um bom professor de Direito? 

    SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; STEINER, Ana Amélia (Trabalho publicado nos Anais do XIX Encontro Nacional do CONPEDI realizado em Fortaleza - CE nos dias 09, 10, 11 e 12 de Junho de 2010, 2010-06)
    A busca de instituições de ensino superior por professores de Direito é corriqueira, quanto mais por bons professores. Há quem diga que, para ser um bom professor, é preciso ter dom; já outros defendem que a qualidade do ...