Now showing items 1-20 of 23

    • Projeto Pedagógico e Avaliação Institucional - Articulação e Importância 

      SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; RAPHAEL, Hélia Sônia (Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior - Universidade de Sorocaba, 2006)
      As exigências dos novos tempos apontam para a necessidade de um repensar dos organismos educacionais, para que estes se adaptem à contemporaneidade. Este breve estudo pretende refletir sobre os processos de Avaliação ...
    • Avaliação Institucional e Projeto Pedagógico: articulação imprescindível. 

      SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni (Tese apresentada à Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Marília/SP, 2007-05-21)
      O presente trabalho teve como objetivo estudar a importância de articulação entre o processo de Avaliação Institucional e os Projetos Pedagógicos de cursos de graduação para aprimorá-los a médio e longo prazo, viabilizando ...
    • Ensino Jurídico: Demandas Contemporâneas. 

      SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni (2009)
      SINOPSE: Este livro aborda os 20 anos da Constituição Federal, analisados sob a ótica da efetividade dos direitos fundamentais nela contidos. A abordagem dos direitos fundamentais a partir da gramática básica dos direitos ...
    • Avaliação Institucional 

      SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni (2009)
      SINOPSE: Manter a qualidade de uma instituição de ensino é fundamental para sustentar a credibilidade perante os alunos e as demais pessoas que podem desejar estudar na instituição futuramente. Avaliação Institucional é ...
    • O Ensino Dogmático do Direito como elemento limitador à universalização do acesso à justiça. 

      SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; PEREIRA, Newton Carlos Freire (Trabalho publicado nos Anais do XVIII Congresso Nacional do CONPEDI, realizado em São Paulo – SP nos dias 04, 05, 06 e 07 de novembro de 2009., 2009-11)
      O ensino jurídico, estruturado sob o molde positivista e conservador cujo objetivo central da formação do bacharel em Direito é a aplicabilidade da norma, destituída da reflexão acerca da desigualdade, impede a materialização ...
    • A emergência do conceito de Stakeholders na educação e suas implicações no ensino jurídico. 

      SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; SOARES, Vivian Bacaro Nunes (Trabalho publicado nos Anais do XVIII Congresso Nacional do CONPEDI, realizado em São Paulo – SP nos dias 04, 05, 06 e 07 de novembro de 2009., 2009-11)
      O atual estágio de desenvolvimento econômico confirma a insuficiência dos modelos tradicionais do ensino jurídico, os paradigmas tradicionais são questionados, a necessidade de novos padrões de referência é evidente. À ...
    • Existe receita para ser um bom professor de Direito? 

      SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; STEINER, Ana Amélia (Trabalho publicado nos Anais do XIX Encontro Nacional do CONPEDI realizado em Fortaleza - CE nos dias 09, 10, 11 e 12 de Junho de 2010, 2010-06)
      A busca de instituições de ensino superior por professores de Direito é corriqueira, quanto mais por bons professores. Há quem diga que, para ser um bom professor, é preciso ter dom; já outros defendem que a qualidade do ...
    • Docência Jurídica: Construção da Identidade Docente 

      SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; SOARES, Fernanda Heloísa Macedo (Trabalho publicado nos Anais do XIX Encontro Nacional do CONPEDI realizado em Fortaleza - CE nos dias 09, 10, 11 e 12 de Junho de 2010., 2010-06)
      No presente trabalho pretende-se abordar a questão sobre a identidade do docente nos cursos de direito, uma vez que os muitos, normalmente, apresentam atividades em outras carreiras jurídicas tratando a docência como algo ...
    • (RE)PENSANDO A LINGUAGEM JURÍDICA: EM BUSCA DA QUALIDADE DO TEXTO. 

      SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; BERTHO, Paula Renata (* Trabalho publicado nos Anais do XIX Congresso Nacional do CONPEDI realizado em Florianópolis - SC nos dias 13, 14, 15 e 16 de Outubro de 2010., 2010-10)
      A eficácia da comunicação jurídica depende da habilidade do operador do Direito no manejo da linguagem. A capacidade de construir bons argumentos e administrá-los adequadamente às necessidades expressivas são qualidades ...
    • Avaliação Institucional e Projeto Pedagógico: Articulação Imprescindível. 

      SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni (2011)
      SINOPSE: Apresentação O presente trabalho teve como objetivo estudar a importância de articulação entre o processo de Avaliação Institucional e os Projetos Pedagógicos de cursos de graduação para aprimorá-los a médio e ...
    • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): efetividade do direito fundamental à educação, por meio do papel docente para a formação de qualidade. 

      SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; MACHADO, Edinilson Donisete (2012-06)
      SINOPSE: Nesta obra: apresentação - Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares (reitor do UNIVEM); prefácio - Dr. José Antonio Dias Toffoli (Ministro do STF); parte I - ECA e os direitos fundamentais e parte II - questões de natureza ...
    • Os reflexos da qualidade do Ensino Jurídico pelo Exame da Ordem dos Advogados do Brasil 

      JACOB, Muriel Amaral; SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni (Ciências Sociais Aplicadas em Revista (UNIOESTE), 2013)
      Concluído o curso de Direito, grande parte dos bacharéis realizam a prova do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil para se habilitarem como advogados junto à OAB, órgão de classe responsável pelo exame, e iniciar no mercado ...
    • Doze anos de Mestrado em Direito do UNIVEM: formando docentes para o Brasil 

      SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; GIMENEZ, Melissa Zani (Revista Em Tempo - UNIVEM, 2013)
      O presente artigo tem por finalidade relatar, em síntese, a história dos doze anos de Mestrado FEESR-UNIVEM – Centro Universitário Eurípides de Marília, que durante esse período tem formado mestres docentes que trabalham ...
    • Ensino Jurídico e Filosofia do Direito: reflexões sobre a Construção do Saber Jurídico 

      RAMIRO, Caio Henrique Lopes; SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni (Revista do Instituto do Direito Brasileiro (RIDB), 2013)
      O presente trabalho tem por objeto a investigação da relevância da filosofia do direito no contexto da educação jurí- dica, bem como para a construção do saber jurídico. Em um primeiro momento, apresentou-se como necessária ...
    • Tecnologias computacionais contribuindo para o ensino do Direito 

      SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; GARCIA, Bruna Pinotti (Revista Intersaberes da Faculdade UNINTER, 2013)
      Este artigo discute como as mudanças no perfil do estudante de Direito geraram uma necessidade de alteração nos procedimentos didáticos e, consequentemente, uma adequação da atitude do professor. Foi realizado um estudo ...
    • Tutela ao Direito à Intimidade 

      DURÃES, Cintya Nishimura; LEAO JUNIOR, Teófilo Marcelo de Arêa; SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni (Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM (REGRAD), 2014)
      O presente artigo tem como tema a tutela da intimidade e privacidade em face da crescente evolução tecnológica, que facilita a invasão e a propagação de aspectos da vida particular. Busca-se, com a pesquisa, compreender ...
    • A importância da escola para efetivação dos direitos humanos dos portadores do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. 

      SILVA, Elisabeth Maria de Mendonça; SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni (Diálogos (Im)pertinentes - Responsabilidade Civil., 2014)
    • Construção da Identidade Docente do Professor de Direito 

      SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; SOARES, Fernanda Heloísa Macedo (2014)
      SINOPSE: A presente obra procurou abordar a construção identidade do docente nos cursos de direito, uma vez que muitos dos professores exercem atividades em outras carreiras jurídicas, conduzindo a prática docente como ...
    • A construção de uma cultura fraterna: uma abordagem à luz da educação jurídica. 

      HORITA, Fernando Henrique da Silva; SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni (2014)
      SINOPSE: O livro “Direito e Educação: Fraternidade em Ação – Uma abordagem interdisciplinar”, é uma obra coletiva, fruto de pesquisas acadêmicas realizadas no âmbito da Pós-Graduação em diferentes áreas do conhecimento ...