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dc.contributor.authorJACOB, Muriel Amaral
dc.contributor.authorSANCHES, Raquel Cristina Ferraroni
dc.date.accessioned2015-04-14T00:37:56Z
dc.date.available2015-04-14T00:37:56Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.citationSANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; JACOB, Muriel Amaral. Os reflexos da qualidade do Ensino Jurídico pelo Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. In: Ciências Sociais Aplicadas em Revista (UNIOESTE), v. 13, nº 24, 1. Sem. 2013, p. 155-173. Disponível em: <file:///C:/Users/User/Downloads/8748-38176-1-PB.pdf>.pt_BR
dc.identifier.issn1679-348X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11077/1048
dc.description.abstractConcluído o curso de Direito, grande parte dos bacharéis realizam a prova do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil para se habilitarem como advogados junto à OAB, órgão de classe responsável pelo exame, e iniciar no mercado de trabalho por meio da advocacia. Contudo, a maioria não obtém êxito e compõem os altos índices de reprovação. Assim sendo, o que se pretende discutir no presente trabalho é se referida prova realmente se faz necessária, levantando-se uma das polêmicas que o envolvem: se realmente os baixos números de aprovação representam ou refletem a qualidade do ensino jurídico superior. Igualmente, busca-se a análise da metodologia adotada nas provas, uma vez que referido exame deveria se pautar na cobrança de conhecimentos básicos exigíveis de um advogado principiante com visão crítica, porém a avaliação se eleva ao nível dos concursos mais difíceis do país e, ainda, com a cobrança de conhecimentos técnicos, sem a preocupação com a formação humanística do profissional. Parte-se de um estudo descritivo e exploratório, com base na pesquisa bibliográfica e referencial, analisando os índices de reprovação, o conteúdo da prova e a forma de avaliação dos cursos de Direito, e se trata de uma pesquisa em andamento, com alguns resultados momentâneos, tais como: o enfoque da prova da OAB e se esta de fato vem se preocupando com a educação jurídica e a formação de profissionais qualificados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCiências Sociais Aplicadas em Revista (UNIOESTE)pt_BR
dc.subjectExame de Ordem; Ensino Jurídico; OAB; Reprovação.pt_BR
dc.titleOs reflexos da qualidade do Ensino Jurídico pelo Exame da Ordem dos Advogados do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeThe reflections of the quality of the Legal Education by the Brazilian Bar Association’s Exampt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.typePeriódicopt_BR


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