Aplicação do planejamento integrado de vendas e operações (S&OP) em uma indústria alimentícia – Estudo de Caso
Abstract
As organizações estão em constante mudança, disputando espaço, clientes, reconhecimento e acima de tudo, condições de permanecer competitivas e lucrativas no mercado. Elas precisam planejar e realizar ajustes para evitar surpresas, agindo de forma rápida e ágil para que a demanda de um determinado produto se mantenha em crescimento. A implantação da ferramenta, Sales and Operations Planning, (S&OP) tem a finalidade de elevar a harmonia entre suprimento e demanda. Este trabalho tratou-se de um estudo de caso em uma empresa do ramo alimentício do interior paulista, como se desenvolve o projeto de implantação de um sistema de planejamento de vendas e operações e como um plano operacional bem elaborado pode otimizar a utilização dos recursos essenciais da companhia, visando alcançar maior eficiência, reduzir custos e gerar maior rentabilidade. Em um primeiro momento, realizou-se um levantamento bibliográfico. Concluiu-se que o processo de S&OP contribuiu para melhorar a precisão de previsões de vendas, maximizar o equilíbrio na cadeia de suprimentos, melhorar o atendimento ao cliente, redução do nível de estoque, além de proporcionar alinhamento entre estratégia organizacional e as áreas funcionais. Organizations are constantly changing, disputing space, customers, recognition and above all, with conditions to remain competitive and profitability in the marketplace. They have to plan and make adjustments to avoid surprises, acting quickly and agile to the demand of a particular product keep on growing. The implantation of the tool, sales and operations planning (S & OP) aims to elevate the harmony between supply and demand. this work dealt with is a case study in a food company from São Paulo state, how the project is developed for implantation of a system for sales planning and operations and how a well-crafted business plan can optimize the use of essential resources the company aimed at achieving greater efficiencies, reduce costs and generate higher profits. At first, was held a bibliographic raising. It was concluded that the s & op process contributed to improve the accuracy of sales forecasts, maximize the balance of the supply chain, improve customer service, reduce the level of inventory, and besides provide alignment between organizational strategy and functional areas.
Collections
- Monografias de TCC [105]