• português (Brasil)
    • English
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Pró-Reitoria de Graduação
  • Produção Científica e Bibliográfica
  • Teses e dissertações dos docentes
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Pró-Reitoria de Graduação
  • Produção Científica e Bibliográfica
  • Teses e dissertações dos docentes
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Avaliação Institucional e Projeto Pedagógico: articulação imprescindível.

Thumbnail
View/Open
TESE.pdf (929.5Kb)
Date
2007-05-21
Author
SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente trabalho teve como objetivo estudar a importância de articulação entre o processo de Avaliação Institucional e os Projetos Pedagógicos de cursos de graduação para aprimorá-los a médio e longo prazo, viabilizando processo interativo e de significado real. Esse estudo da relação dialética entre Avaliação Institucional e Projeto Pedagógico pode contribuir para que as Instituições de Educação Superior repensem seus objetivos de formar cidadãos críticos, reflexivos e profissionais competentes. Como toda pesquisa, a produção de novos conhecimentos foi a mola propulsora deste trabalho que nasceu de uma dúvida profissional e se configurou em uma proposta alternativa às necessidades atuais de responder às orientações das políticas governamentais. O quadro traçado pode representar um elemento para aprimoramento tanto acadêmico quanto administrativo. Essa intenção foi decisiva para definir o objeto de estudo de caso da presente pesquisa: Avaliação Institucional e sua articulação com Projetos Pedagógicos. A metodologia adotada utilizou-se de pesquisa qualitativa, buscando conhecer e interpretar a realidade pesquisada, adotando como modo de investigação o Estudo de Caso. A conclusão da pesquisa proporciona reflexões sobre a proposta inicial da tese – articulação entre Avaliação Institucional e Projetos Pedagógicos de Cursos - e, assim compreender a Avaliação Institucional como instrumento de melhoria da qualidade das Instituições de Educação Superior, adotando a sistemática de vinculá-la aos Projetos Pedagógicos, considerando o contexto institucional em que as Instituições de Educação Superior se encontram.
URI
http://hdl.handle.net/11077/1129
Collections
  • Teses e dissertações dos docentes [2]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV