PEDAGOGIA DA PRESENÇA NA ERA DIGITAL: A NARRATIVA DA VIDA HUMANA E A RECUPERAÇÃO DO PRESO NO MÉTODO APAC POR MEIO DO ENSINO A DISTÂNCIA
Abstract
Esta pesquisa fez uma leitura do método APAC de execução penal à luz da perspectiva filosófica da vida humana enquanto narrativa, centrada na filosofia de Julián Marías (referencial teórico). Para isso, foi considerado o diálogo interdisciplinar entre direito e literatura, concretamente com dois exemplos: os personagens Cleto e Gregers Werle, que são tomados como arquétipos ao longo dos capítulos. Para o desenvolvimento desta pesquisa, inserida na linha Dogmática Jurídica e Transformação Digital, empregou-se o método dialético levado a cabo pela revisão bibliográfica. Foram discutidas, à luz do referencial teórico desta pesquisa, algumas críticas ao denominado projeto humanista de direito e literatura. O sistema prisional atual foi lido sob o enfoque dos autores ligados ao método APAC para que, na sequência, se narrasse em que consiste a alternativa proposta por esse método ao sistema prisional atual. Finalmente, a perspectiva autobiográfica (de narrativa pessoal) serviu da base para apresentar o conceito de pedagogia da presença – próprio do método APAC – e compará-lo com o que se denominou nesta pesquisa pedagogia da ausência, própria do sistema prisional atual. A educação, em seguida, foi considerada também dentro da perspectiva da pedagogia da presença e da autobiografia no método APAC. O ensino a distância, no contexto da era digital, foi analisado a partir do referencial teórico da pesquisa. Em considerações finais argumenta-se pela possibilidade do ensino a distância com ênfase humanista no método APAC como meio para contribuir na recuperação do preso, desde que preservados os doze fundamentos do método e a pedagogia da presença.
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- 2021 [17]