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Estudo de aplicação do ensaio não destrutivo por raios-x na análise da qualidade de componentes aeronáuticos fundidos em liga de alumínio

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Trabalho completo (7.689Mb)
Data
2013
Autor
Bitencourt, Marcus Vinicius
Metadata
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Resumo
O presente trabalho visa apresentar a utilização do Ensaio Não Destrutivo por Raios X como ferramenta de inspeção da qualidade de componentes fundidos em alumínio utilizados na indústria aeronáutica, que diante da grande quantidade de variáveis do processo de fundição, pode ocasionar uma ampla quantidade de defeitos no produto final, os quais não são detectáveis por inspeções convencionais. O componente fundido em alumínio foi classificado de acordo com a norma internacional, e está classificação definiu os tipos e as descontinuidades toleráveis no fundido, e o tamanho máximo permissível para as descontinuidades encontradas durante a inspeção radiográfica das peças. Toda sistemática para sua realização, assim como o ensaio radiográfico foi elaborado por um engenheiro qualificado de acordo normas internacionais citadas durante este trabalho. As imagens resultantes do ensaio foram analisadas e comparadas com o padrão radiográfico para gerar o laudo do ensaio, onde o mesmo foi comparado à norma de referencia que descreve as descontinuidades características do alumínio fundido, os defeitos característicos das ligas fundidas em alumínio como rechupes e porosidades, incidiram sobre todas as peças, porém em quantidades permitidas por norma conforme descrito na análise, demonstrando assim que o processo de fundição de alumínio, assim como o projeto do modelo e demais fatores que impactam diretamente na qualidade da peça fundida, atende completamente as exigências normativas e o rígido controle de qualidade do segmento aeronáutico, confirmando que o produto está completamente apto à utilização em condições de vôo.
 
This paper presents the use of X Ray nondestructive test, as a tool for quality inspection of cast components in aluminum used in aircraft industry , that given the large number of variables of the casting process , can cause a large amount of defects in final product which are not detectable by conventional inspections . The cast aluminum component was classified according to the international standard, and is defined classification types and tolerable discontinuities in the cast, and the maximum allowable size for the discontinuities encountered during radiographic inspection of parts. The whole system for their realization, as well as radiographic test was developed by a qualified engineer according international standards identified during this work. The images obtained from the test were analyzed and compared with the radiographic pattern to generate the report of the test , where it was compared to the reference standard that describes the characteristics of discontinuities cast aluminum , the characteristic defects of cast aluminum alloys as sink marks and porosities, focused on all parts, but in amounts permitted by rule as described in the analysis , thus demonstrating that the process of smelting aluminum, as well as design of the model and other factors that directly impact the quality of the casting, completely meets the requirements normative and rigid quality control aviation segment, confirming that the product is completely fit for use in flight conditions.
 
URI
http://hdl.handle.net/11077/1083
Collections
  • Monografias de TCC [105]

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