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dc.contributor.authorAiroldi, Guilherme Furlan
dc.date.accessioned2015-04-17T12:42:38Z
dc.date.available2015-04-17T12:42:38Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11077/1112
dc.description.abstractCom a crescente demanda mundial por produtos, cada vez mais empresas exportadoras buscam novas soluções para reduzir os custos logísticos (custos com transporte terrestre, custos com terminais de exportação, custos originados pela demora nas operações portuárias brasileiras). Uma das soluções que muitas empresas estão buscando, é a interação a partir do Transporte Multimodal. O Transporte Multimodal é realizado através de um único operador, o Operador de Transporte Multimodal (OTM). O Operador será responsável pela mercadoria durante todo seu trajeto, desde a origem até sua entrega no destino final. Nos casos das exportações, os Operadores serão responsáveis pelas mercadorias desde sua saída da indústria, até seu embarque nos navios. Com a situação precária de nossas rodovias e o aumento nos investimentos privados em renovação da malha ferroviária, é possível hoje em dia buscar a interação entre esses modais, conseguindo uma redução de custo considerável para o exportador. Apesar da malha ferroviária brasileira ser deficiente em relação a alguns países, ano pós anos é notável a busca por esse modal. Através de abordagem e tratativas pesquisadas por meio de revisão bibliográfica baseada em livros e publicações, foi realizado também um estudo de caso em uma empresa produtora e exportadora de miúdos suínos e bovinos, localizada em Quintana, região de Marília/SP, viabilizando a implantação do modal ferroviário junto ao rodoviário e ao marítimo, e também o redirecionamento das exportações que saem pelo porto de Santos para o porto de Paranaguá, visando principalmente à redução dos custos logísticos atuais.pt_BR
dc.description.abstractDue to an increasing global demand for products, export companies will seek more and more new solutions to the reduction of logistics costs (costs associated with ground transportation, export terminals, and costs caused by the delay at Brazilian port operations). One of the solutions by which many companies are seeking, is the interaction of the Multimodal Transport. The Multimodal Transport is performed by a single operator, the Multimodal Transport Operator (MTO). The operator will be responsible for the goods during its whole path, since its origin up until its delivery at the final destination. As for the exports, the operators will be responsible for the goods since its departure from the industry until its boarding at the ship. With the precarious situation of our roads and the increase of private investments in the renovation of the railroad, it is possible nowadays to seek for an interaction between these two modes, achieving a considerable reduction in costs to the exporter. Even though Brazilian railroads are precarious in comparison with some countries, year after year the search for this modal is still remarkable. Throughout approaches and surveys through bibliographic reviews based on books and publication articles, a case study was also conducted in an company which produces and exports beef and pork offal, located in Quintana, nearby Marilia/SP, enabling the implementation of a railroad modal, adding it to the ground and sea transportation, and also the redirection of the exports from the Santos Port to the Paranagua Port, mainly targeting the reduction of current logistics costs.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectRedução de custospt_BR
dc.titleA utilização do transporte multimodal como meio de reduzir custos logísticos: Estudo de Caso em uma empresa alimentíciapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR


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