dc.description.abstract | A relação que o indivíduo egresso de famílias recompostas tem com a convivência na comunidade escolar e, se suas implicações são um fator gerador de indisciplina existente no âmbito escolar e de transgressão disciplinar fora deste, será à base desta pesquisa. As instituições, família e escola, não podem perder a autoridade educativa e a preocupação com valores, como a gratidão, reciprocidade, religiosidade, disciplina, cidadania familiar, ética para que haja a formação de um ser humano. Essas instituições são corresponsáveis pelo desenvolvimento da personalidade de um indivíduo e interligadas poderão cumprir seus papéis, possibilitando assim, a formação de um cidadão com integridade moral e intelectual positiva e impedindo que práticas ilícitas façam parte de suas vidas, afastando-os dessa forma, da condição de se tornarem delinquentes sociais. Aponta à necessidade de uma aproximação cada vez maior entre a família, a escola e as esferas públicas, buscando um trabalho integrado, discutindo as dificuldades existentes no contexto escolar, porém, inserindo novas formas de intervenção para a solução da indisciplina no ambiente de ensino-aprendizagem. | pt_BR |