Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerreira, Geissi Maria
dc.contributor.authorTeixeira, Mariane da Silva
dc.contributor.authorGuimarães, Thais Fernanda de Abreu C.
dc.date.accessioned2015-04-13T14:28:49Z
dc.date.available2015-04-13T14:28:49Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11077/1032
dc.description.abstractAtualmente, o maior desafio das empresas é manter-se no mercado que se torna cada vez mais competitivo. Diante desse panorama, as estratégias convencionais não são mais suficientes e podem não atingir as expectativas, levando a empresa à perda da sua posição competitiva no mercado. É necessário que a organização faça uso da inteligência de mercado, ou seja, da inteligência competitiva. A inteligência competitiva possibilita aos gestores criar uma visão de futuro, baseada na coleta e análise contínua de dados e informações do ambiente geral e setorial da organização, sendo o gerenciamento dos cenários prospectivos uma das ferramentas estratégicas determinantes desta inteligência. A pesquisa buscou demonstrar a importância da aplicação do planejamento estratégico por cenários prospectivos para que a empresa alcance vantagem competitiva e alavanque seus resultados. Realizamos um estudo em que foi analisado e avaliado o planejamento estratégico elaborado pela empresa Eletrobras que apresenta os cenários alternativos para o setor em que a mesma atua, o cenário de referência e as estratégias que serão formadas. O presente trabalho é organizado em três capítulos: o primeiro capítulo aborda os conceitos de gestão e planejamento estratégico; o segundo capítulo define cenários e demonstra três métodos de construção de cenários prospectivos; por último, o terceiro capítulo é composto por uma demonstração do Plano Estratégico da empresa Eletrobras - Centrais Elétricas Brasileiras S.A, que evidenciará a relevância do tema.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectCenários prospectivospt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.titleINTELIGÊNCIA DE MERCADO: GERENCIAMENTO DOS CENÁRIOS PROSPECTIVOS COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA E DEMONSTRAÇÃO E ANÁLISE DA EMPRESA ELETROBRASpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples