dc.contributor.author | JACOB, Muriel Amaral | |
dc.contributor.author | SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni | |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T00:37:56Z | |
dc.date.available | 2015-04-14T00:37:56Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.citation | SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; JACOB, Muriel Amaral. Os reflexos da qualidade do Ensino Jurídico pelo Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. In: Ciências Sociais Aplicadas em Revista (UNIOESTE), v. 13, nº 24, 1. Sem. 2013, p. 155-173. Disponível em: <file:///C:/Users/User/Downloads/8748-38176-1-PB.pdf>. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-348X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11077/1048 | |
dc.description.abstract | Concluído o curso de Direito, grande parte dos bacharéis realizam a prova do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil para se habilitarem como advogados junto à OAB, órgão de classe responsável pelo exame, e iniciar no mercado de trabalho por meio da advocacia. Contudo, a maioria não obtém êxito e compõem os altos índices de reprovação. Assim sendo, o que se pretende discutir no presente trabalho é se referida prova realmente se faz necessária, levantando-se uma das polêmicas que o envolvem: se realmente os baixos números de aprovação representam ou refletem a qualidade do ensino jurídico superior. Igualmente, busca-se a análise da metodologia adotada nas provas, uma vez que referido exame deveria se pautar na cobrança de conhecimentos básicos exigíveis de um advogado principiante com visão crítica, porém a avaliação se eleva ao nível dos concursos mais difíceis do país e, ainda, com a cobrança de conhecimentos técnicos, sem a preocupação com a formação humanística do profissional. Parte-se de um estudo descritivo e exploratório, com base na pesquisa bibliográfica e referencial, analisando os índices de reprovação, o conteúdo da prova e a forma de avaliação dos cursos de Direito, e se trata de uma pesquisa em andamento, com alguns resultados momentâneos, tais como: o enfoque da prova da OAB e se esta de fato vem se preocupando com a educação jurídica e a formação de profissionais qualificados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Ciências Sociais Aplicadas em Revista (UNIOESTE) | pt_BR |
dc.subject | Exame de Ordem; Ensino Jurídico; OAB; Reprovação. | pt_BR |
dc.title | Os reflexos da qualidade do Ensino Jurídico pelo Exame da Ordem dos Advogados do Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | The reflections of the quality of the Legal Education by the Brazilian Bar Association’s Exam | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.type | Periódico | pt_BR |