Existe receita para ser um bom professor de Direito?
Visualizar/ Abrir
Data
2010-06Autor
SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni
STEINER, Ana Amélia
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A busca de instituições de ensino superior por professores de Direito é corriqueira, quanto mais por bons professores. Há quem diga que, para ser um bom professor, é preciso ter dom; já outros defendem que a qualidade do professor está diretamente ligada ao desenvolvimento de alguns aspectos fundamentais ao exercício de um magistério jurídico diferenciado e eficiente. É sobre esse conjunto de aspectos que discorre o presente artigo, cujo objetivo é analisar se existe um modelo que possa ser seguido para alcançar um patamar diferenciado, uma “receita” de sucesso para quem deseja ser um bom professor de Direito. Primeiramente, faz-se um panorama do ensino jurídico no Brasil e, em seguida, uma análise do perfil atual do docente de Direito. Logo após, parte-se para a discussão de problemas encontrados em sala de aula, ressaltando-se o papel que o docente tem na resolução dos dilemas encontrados. O levantamento dos aspectos essenciais para a formação de um bom professor jurídico é o desfecho do estudo, que sugere a importância da prática de determinadas atividades e atitudes que os que almejam uma carreira de sucesso na docência do Direito precisam, necessariamente, observar