dc.contributor.author | SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni | |
dc.contributor.author | PEREIRA, Newton Carlos Freire | |
dc.date.accessioned | 2015-04-16T00:18:11Z | |
dc.date.available | 2015-04-16T00:18:11Z | |
dc.date.issued | 2009-11 | |
dc.identifier.citation | SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; PEREIRA, Newton Carlos Freire Pereira. O Ensino Dogmático do Direito como elemento limitador à universalização do acesso à justiça. In: Congresso Nacional do CONPEDI, 2009, São Paulo, São Paulo. Anais... XVIII Congresso Nacional do CONPEDI. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009. v. 1. p. 6356-6373. Disponível em: <http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/Anais/sao_paulo/2734.pdf>. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7840-036-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11077/1070 | |
dc.description.abstract | O ensino jurídico, estruturado sob o molde positivista e conservador cujo objetivo central da formação do bacharel em Direito é a aplicabilidade da norma, destituída da reflexão acerca da desigualdade, impede a materialização do acesso à Justiça para todos. O pensamento coerente, que caracteriza o ensino positivista se faz presente no currículo do Curso de Direito, esvaziando a reflexão social da massificação do acesso à Justiça. O dogmatismo jurídico, ao se estabelecer no âmbito forense se espraiou na academia, resultando numa formação desprovida de sentido e representação deste como Direito fundamental do ser humano. Submetido à lógica do mercado, o ensino do Direito no Brasil destituiu a abrangência social do amplo acesso à Justiça, concentrando a formação do bacharel em um modelo tecnicista e ausente de reflexões sobre a realidade social e suas disparidades. O acesso à Justiça alcança valores significativos no instante em que a sociedade avança para superar as disparidades, possibilitando ao Direito contribuir com a transformação das condições objetivas de desigualdade. A formação do bacharel, com larga visão do debate político e social do acesso à Justiça como componente primário da superação da desigualdade, pode ser um dos fatores favoráveis à minimização da violência, da opressão, da discriminação e da negação dos direitos das minorias que não se encontram representadas no poder estatal. Para avançar na construção de um tecido social democrático e inclusivo, perpassa por uma mudança na construção do currículo do Curso de Direito, de modo que proporcione a formação do bacharel numa perspectiva critica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Trabalho publicado nos Anais do XVIII Congresso Nacional do CONPEDI, realizado em São Paulo – SP nos dias 04, 05, 06 e 07 de novembro de 2009. | pt_BR |
dc.subject | Ensino Jurídico; Direito; Acesso à Justiça. | pt_BR |
dc.title | O Ensino Dogmático do Direito como elemento limitador à universalização do acesso à justiça. | pt_BR |
dc.title.alternative | The Dogmatic Law teaching as a limiting element to the justice access universalization. | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |