Show simple item record

dc.contributor.authorSANCHES, Raquel Cristina Ferraroni
dc.contributor.authorSOARES, Vivian Bacaro Nunes
dc.date.accessioned2015-04-16T00:36:46Z
dc.date.available2015-04-16T00:36:46Z
dc.date.issued2009-11
dc.identifier.citationSANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; SOARES, Vivian Bacaro Nunes. A emergência do conceito de Stakeholders na educação e suas implicações no ensino jurídico. In: Congresso Nacional do CONPEDI, 2009, São Paulo, São Paulo. Anais... XVIII Congresso Nacional do CONPEDI. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009. v. 1. p. 3809-3823. Disponível em: <http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/Anais/sao_paulo/2468.pdf>.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11077/1071
dc.description.abstractO atual estágio de desenvolvimento econômico confirma a insuficiência dos modelos tradicionais do ensino jurídico, os paradigmas tradicionais são questionados, a necessidade de novos padrões de referência é evidente. À medida que o conhecimento foi se tornando um fator central de produção, os setores econômicos passaram a exercer uma pressão considerável sobre as instituições de ensino superior no que diz respeito à produção e transferência de conhecimento, à formação de recursos humanos, em suma, a tudo o que diz respeito à sua relevância econômica. Desta forma, busca-se evidenciar a necessidade de que as instituições de ensino jurídico se voltem à formação acadêmica, com forte incentivo à pesquisa, ao pensamento crítico, enfim, à verdadeira construção do conhecimento, abrindo mão de metodologias de ensino tradicionais em que o discente se limita a reproduções constantes em manuais. O objetivo central do presente trabalho é possibilitar uma melhor compreensão do ensino jurídico no contexto de transformações econômicas, sociais, políticas e tecnológicas, de forma a demonstrar a necessidade de reflexão sobre a metodologia do ensino do Direito, bem como a análise da emergência do conceito de STAKEHOLDER no ensino jurídico, uma vez que, fora da realidade social, o direito perde sua essência. O desenvolvimento de instrumentos adequados para capacitar professores na formação de alunos capazes de manipular as teorias apreendidas de maneira a maximizar a sua eficiência diante dos problemas práticos, só será possível com a ruptura de velhos paradigmas e experimentação de novos métodos no ensino jurídico e, através da possibilidade de participação de terceiros interessados na estrutura das instituições de ensino jurídico, o que se denomina stakeholders.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTrabalho publicado nos Anais do XVIII Congresso Nacional do CONPEDI, realizado em São Paulo – SP nos dias 04, 05, 06 e 07 de novembro de 2009.pt_BR
dc.subjectEducação; Ensino Jurídico; Stakeholders; Transformações Econômicas.pt_BR
dc.titleA emergência do conceito de Stakeholders na educação e suas implicações no ensino jurídico.pt_BR
dc.title.alternativeThe emergence of the stakeholder’s concept in education and its inplication in the juridical taughtpt_BR
dc.typeArtigopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record