Análise do desempenho de fornecedores na entrega de pedidos de compra: Uma proposta de redução do atraso através de um estudo de caso
Abstract
Diante da grande concorrência existente entre empresas, possuir uma cadeia de suprimentos bem estruturada tornou-se uma necessidade. Todos os processos que a compõe devem estar alinhados de modo que não ocorram interferências. A aquisição de materiais é o processo que liga os dois primeiros componentes de uma tradicional cadeia de suprimentos: o fornecedor de matérias-primas e o fabricante. Deste modo não podem ocorrer atrasos durante este processo, para que o restante da cadeia não tenha suas atividades afetadas. Este trabalho busca a aplicação da metodologia Seis Sigma, como meio de elevar o desempenho de entrega de dois fornecedores, que enfrentam grandes dificuldades em atender as datas de entrega acordadas entre cliente e fornecedor. A partir da realização de um estudo de caso, foram levantadas as principais fontes de interferências no processo de entrega de pedidos no prazo, desde a troca de informações entre as partes até alterações em parâmetros e procedimentos internos da empresa cliente. Ao final deste estudo, as principais conclusões são a eficiência da aplicação da metodologia Seis Sigma em processos de aquisição de materiais, visto que todos os objetivos iniciais foram alcançados e a existência de potencial para futuras pesquisas sobre o tema. Before the great competition between companies, owning a well-structured supply chain has become a necessity. All processes that compose must be aligned so that interference will not occur. The acquisition of materials is the process that links the first two components of a traditional supply chain: the supplier of raw materials and manufacturer. Thus no delays may occur during this process, so that the rest of the chain has not affected their activities. This work aims the implementation of the Six Sigma methodology as a means of increasing delivery performance of two suppliers, who face major difficulties in meeting the delivery dates agreed between customer and supplier. From conducting a case study, we surveyed the major sources of interference in the delivery of applications within the process, from the exchange of information between the parties to changes in parameters and procedures of the client company. At the end of this study, the main findings are the efficiency of the application of Six Sigma methodology in the process of acquiring materials, since all the initial objectives were achieved and the existence of potential for future research on the topic.
Collections
- Monografias de TCC [105]