• português (Brasil)
    • English
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Pró-Reitoria de Graduação
  • Produção Científica e Bibliográfica
  • Teses e dissertações dos docentes
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Pró-Reitoria de Graduação
  • Produção Científica e Bibliográfica
  • Teses e dissertações dos docentes
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

FREINET no contexto da educação contemporânea e uma experiência com educação de adultos em Marília

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Raquel Completa para repositorio.pdf (8.819Mb)
Data
2015-04-24
Autor
SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho pretende, por meio de reflexão e documentação de uma prática pedagógica pautada numa pedagogia definida pela intenção transformadora do espaço escolar, contribuir - dentro de seus limites - para a transformação da sociedade, numa perspectiva de construção de uma prática educativa significativa para o educando adulto. São tratados inicialmente a contextualização da obra pedagógica de Celèstin FREINET e a seguir apontamos possível caminho de trabalho com o desenvolvimento da técnica da aula-passeio. Para tanto se relata a experiência com a técnica da aula-passeio e os ateliês trabalhados a partir da visita. Dessa forma se conseguiu alcançar três pontos importantes: a) descrever e avaliar o processo de construção do conhecimento, por parte dos alunos, partindo de seu referencial vivencial e cognitivo intermediado pelo conteúdo programático, com o objetivo de se atingir a aprendizagem significativa; b) evidenciar a atuação dos alunos sobre a dinâmica de trabalho escolar e organização do aprendizado como processo participativo e c) mostrar o papel da relação cooperativa em sala de aula como fator importante no desenvolvimento intelectual, social e afetivo dos alunos.
URI
http://hdl.handle.net/11077/1165
Collections
  • Teses e dissertações dos docentes [2]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV