Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSANCHES, Raquel Cristina Ferraroni
dc.date.accessioned2015-04-25T01:01:43Z
dc.date.available2015-04-25T01:01:43Z
dc.date.issued2015-04-24
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11077/1165
dc.description.abstractO presente trabalho pretende, por meio de reflexão e documentação de uma prática pedagógica pautada numa pedagogia definida pela intenção transformadora do espaço escolar, contribuir - dentro de seus limites - para a transformação da sociedade, numa perspectiva de construção de uma prática educativa significativa para o educando adulto. São tratados inicialmente a contextualização da obra pedagógica de Celèstin FREINET e a seguir apontamos possível caminho de trabalho com o desenvolvimento da técnica da aula-passeio. Para tanto se relata a experiência com a técnica da aula-passeio e os ateliês trabalhados a partir da visita. Dessa forma se conseguiu alcançar três pontos importantes: a) descrever e avaliar o processo de construção do conhecimento, por parte dos alunos, partindo de seu referencial vivencial e cognitivo intermediado pelo conteúdo programático, com o objetivo de se atingir a aprendizagem significativa; b) evidenciar a atuação dos alunos sobre a dinâmica de trabalho escolar e organização do aprendizado como processo participativo e c) mostrar o papel da relação cooperativa em sala de aula como fator importante no desenvolvimento intelectual, social e afetivo dos alunos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subject1.Freinet. 2.Aula-passeio. 3. Educação de adultos. 4. Educação popular.pt_BR
dc.titleFREINET no contexto da educação contemporânea e uma experiência com educação de adultos em Maríliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples