A AUDITORIA INTERNA E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA
Resumo
O tema escolhido para este trabalho de final de curso é a importância da auditoria interna no processo de gestão administrativa. Para isso foi necessário verificar aspectos gerais da auditoria, como o surgimento da auditoria, a auditoria no Brasil, qual o objeto da auditoria e fins de auditoria, as normas vigentes no Brasil, quais as formas de auditoria. Como realizar o planejamento de auditoria e quais os procedimentos da auditoria. A importância da auditoria interna para as empresas é cada vez maior, além de ser uma ferramenta de controle interno eficaz, a auditoria interna possibilita aos gestores um auxílio na tomada de decisões, para confirmar essas informações, foi necessário verificar os pressupostos básicos da auditoria, as diferenças entre auditoria interna e externa, a atuação do auditor interno, a autonomia profissional, as normas relativas à execução do trabalho, o departamento de auditoria interna, o que é gestão e a gestão administrativa. Em seguida são analisados aspectos da auditoria interna no ambiente de gestão, as informações e os relatórios da auditoria interna encaminhada para a administração das organizações. Foi realizado um estudo de caso em uma empresa do setor calçadista para comprovar que a auditoria interna é eficiente somente se ela tem um retorna da administração, com ações corretivas.
Collections
- Monografias de TCC [76]