A Educação Jurídica como ferramenta didática no combate às violações da Dignidade da Pessoa Humana na obra "A Lista de Schindler".
Date
2016-03-21Author
SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni
DOBARRO, Sérgio Leandro Carmo
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente artigo tem por finalidade expor a necessidade de uma educação
que evolua da visão mecanicista para uma visão holística, promovendo uma
didática baseada na reflexão e discussão junto aos docentes e discentes. Para
tanto, utilizou-se a obra cinematográfica “A Lista de Schindler” como proposta
e exercício para repensar o direito, por meio de análises, indagações,
interpretações, considerações e variadas abordagens com vistas às violações
cometidas pelo nazismo, desde a intolerância a violações da dignidade
da pessoa humana. Assim, tem-se por objetivo a reflexão e discussão sobre
o passado e a contemporaneidade do tema em pauta, bem como a promoção
do raciocínio jurídico, com a ética da tolerância, o respeito à diversidade
cultural e o desenvolvimento do espírito democrático e pluralista, por meio
do qual a paz e a liberdade devem ser ativas.