dc.contributor.author | SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni | |
dc.contributor.author | DOBARRO, Sérgio Leandro Carmo | |
dc.date.accessioned | 2016-03-22T00:03:10Z | |
dc.date.available | 2016-03-22T00:03:10Z | |
dc.date.issued | 2016-03-21 | |
dc.identifier.issn | 1516-8964 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11077/1438 | |
dc.description.abstract | O presente artigo tem por finalidade expor a necessidade de uma educação
que evolua da visão mecanicista para uma visão holística, promovendo uma
didática baseada na reflexão e discussão junto aos docentes e discentes. Para
tanto, utilizou-se a obra cinematográfica “A Lista de Schindler” como proposta
e exercício para repensar o direito, por meio de análises, indagações,
interpretações, considerações e variadas abordagens com vistas às violações
cometidas pelo nazismo, desde a intolerância a violações da dignidade
da pessoa humana. Assim, tem-se por objetivo a reflexão e discussão sobre
o passado e a contemporaneidade do tema em pauta, bem como a promoção
do raciocínio jurídico, com a ética da tolerância, o respeito à diversidade
cultural e o desenvolvimento do espírito democrático e pluralista, por meio
do qual a paz e a liberdade devem ser ativas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Direito; Educação jurídica; Recursos didáticos; Dignidade da Pessoa Humana | pt_BR |
dc.title | A Educação Jurídica como ferramenta didática no combate às violações da Dignidade da Pessoa Humana na obra "A Lista de Schindler". | pt_BR |
dc.title.alternative | Legal Education as a teaching tool in the fight against violations of human dignity at work "Schindler's list" | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |