Redução de tempo de setup durante a troca de produto utilizando a ferramenta SMED em uma indústria alimentícia
Abstract
Diante de um mercado cada vez mais competitivo e acirrado, fazer com que uma empresa se mantenha forte dentro de um determinado mercado é uma missão cada vez mais desafiadora. Isso torna extremamente importante os métodos e ferramentas utilizadas por ela em sua gestão. A eliminação de desperdícios e aumento da flexibilidade dos processos tem se mostrado um método eficaz, para que empresas possam ter consistências em seus resultados. Uma ferramenta utilizada em larga escala é o SMED (Single Minute Exchange of Die). Esse trabalho tem o objetivo geral de reduzir o tempo de setup de uma linha de produção de biscoitos recheados de uma indústria alimentícia e, com isso, aumentar sua flexibilidade, produtividade e disponibilidade de produção. A possibilidade de realização deste trabalho foi apresentada após analise dos resultados alcançados pela empresa em 2014, onde a realização do projeto é uma oportunidade de ganhos para a empresa. A metodologia utilizada terá como base inicial uma revisão bibliográfica seguida de apresentação de dados de caráter documental finalizando com a aplicação da ferramenta. Os resultados apresentam a análise do mapeamento da situação atual, transformando atividades internas em externas ou simplificando-as, realizando o balanceamento das atividades entre setores e padronizando o novo método de trabalho. Facing an increasingly competitive and fierce market, an increasingly challenging task to a business is to remain strong within a given market. This makes engineering methods and tools extremely important to management. Eliminating waste and increasing flexibility of processes has been an effective method for companies to have consistency in their results. A widely used tool is the SMED (Single Minute Exchange of Die). This work has the overall objective of reducing the setup time of a stuffed biscuit production line in a food industry and, thus, increase its flexibility, productivity and availability. This work becomes necessary as the analysis of the results achieved by the company in 2014 showed an opportunity to improve profits. The methodology used has two mainly parts: a literature review and documental research; followed by a case study with the application of the tool. The results present the current situation, transforming internal activities in external or simplifying them, keeping the balance of activities between sectors, and padronizing the new working methods.
Collections
- Monografias de TCC [105]