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dc.contributor.authorBORELLI, LUCIANO SOARES
dc.date.accessioned2017-02-23T19:47:50Z
dc.date.available2017-02-23T19:47:50Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11077/1587
dc.description.abstractO processo de testes sobre automóveis, aeronaves ou qualquer equipamento é extremamente importante, a fim de evitar problemas que podem ser ocasionados por falhas humanas, mecânicas ou de software. Porém a aplicação dos testes realizados muitas vezes permite que alguma falha passe despercebida, ocasionando sérios riscos aos seus utilizadores. A apresentação dos resultados destes testes é exibida, na maioria das vezes, de forma abstrata, ou seja, apenas são apresentadas letras e números. Com estas informações, os responsáveis pelos testes podem não interpretar corretamente um resultado, ignorando, por exemplo, o fato de que a turbina de um determinado avião pode suportar até 1700º C, enquanto o resultado obtido durante os testes relatam que a temperatura é de 2000º C, podendo ocasionar uma grande catástrofe no momento em que o avião está em uso. Utilizando o conceito da Teoria do Ajuste Cognitivo de Iris Vessey, que explica a diferença entre os desempenhos de pessoas que utilizam informações apresentadas de maneira gráfica e das pessoas que utilizam informações apresentadas por meio de textos, entendemos que uma possível solução para reduzir o risco de falhas passarem despercebidas é facilitando a apresentação dos resultados, traduzindo as informações em texto por informações visuais. O projeto foi proposto a fim de oferecer uma solução que apresente um efeito de mapa de calor sobre um modelo 3D, sendo possível aplicar o mesmo em qualquer trabalho que dependa da visualização e compreensão da temperatura de equipamentos, assim como será possível apresentar os resultados obtidos nos testes de modo visual, permitindo que o responsável pelo teste possa ter um melhor desempenho e como conseqüência, reduza o risco de que possíveis falhas sejam ignoradas. Este projeto permite reproduzir temperaturas reais em modelos 3D. Para tornar isto possível utilizamos Shaders, a fim de sobrepor uma determinada região no Mapa UV dos modelos 3D.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMapa de calorpt_BR
dc.subjectUnitypt_BR
dc.subjectShaderpt_BR
dc.subjectShaderLabpt_BR
dc.subjectC#pt_BR
dc.subjectMapa UVpt_BR
dc.subjectInternet das coisaspt_BR
dc.subjectJSONpt_BR
dc.subjectModelo 3Dpt_BR
dc.subjectAjuste Cognitivopt_BR
dc.titleUma solução baseada em Shader para renderizar um Mapa de Calor em um objeto 3Dpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR


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