dc.description.abstract | Este trabalho apresenta o desenvolvimento no Unity de um interface para movimentação e interação em Realidade Virtual utilizando Leap Motion para captura dos gestos, esta poderá ser integrada com qualquer projeto de Ambiente Virtual que necessite de uma forma de movimentação. Visto o crescimento de aplicações sendo desenvolvidas para Ambientes Virtuais onde muitas vezes não se usa o movimento, foi pensado em como ajudar no desenvolvimento com a movimentação, além de poder controlar outras opções caso necessário. Foi desenvolvido uma interface visual comum aos usuários e testado em um ambiente de Realidade Virtual, esta interface traz um controle de movimento e também um controle de execução de mídia, nenhum desses controles tem uma função vinculado a ela, deixando assim com que ela seja genérica e possa ser aplicado qualquer função a estes controles. A interface mostrou-se de fácil utilização e interpretação de seu uso, uma vez que utiliza de padrões visuais conhecidos pelo usuário e que a interação com esses controles é feito pelo movimento de mão dos usuários. A seleção de gestos para controlar as mesmas funções mostrou-se bem mais difícil do que o idealizado a início, por este motivo foi adotado os controles com botões interagíeis. | pt_BR |