Show simple item record

dc.contributor.authorBERETTA, MARINA DOS SANTOS
dc.date.accessioned2018-04-02T18:50:58Z
dc.date.available2018-04-02T18:50:58Z
dc.date.issued2017-11-28
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11077/1661
dc.description.abstractA má administração do trânsito é uma das maiores causas de acidentes, atrasos, gasto de combustível e emissão de carbono, devido à grande quantidade de veícu- los existentes. Todos esses pontos resultam em prejuízos nas áreas da saúde e de finanças. A criação de novas vias, pelo contrário do que muitos pensam, pode resul- tar no aumento desse tráfego, como mostra o paradoxo de Braess. Com o objetivo de minimizar esses problemas, o projeto desenvolvido otimiza essa administração através do controle dinâmico das fases dos semáforos, isto é, a fase de cada semá- foro é definida de acordo com o número de veículos, suas prioridades, para veículos de emergência, por exemplo, e tempo de espera. Utilizando o algoritmo KNN para realização deste controle, o projeto obteve melhora nos tempos de percurso dos veí- culos em 100% dos testes realizados, ainda que com a priorização dos veículos de emergência. Para execução dos testes e validação do algoritmo desenvolvido, foram utilizadas as ferramentas OpenStreetMap para captação dos dados e SUMO para simulação do trânsito. Foi utilizado um cenário real e muito movimentado do centro da cidade de Marília, no interior do estado de São Paulo, Brasil, garantindo, assim, a veracidade dos resultados e a capacidade do projeto.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão de Trânsito, Semáforo Inteligente, Prioridade de veículos, veículos de emergência, Congestionamento, KNN, SUMO.pt_BR
dc.titleGESTÃO DE CONGESTIONAMENTOS E VEÍCULOS DE EMERGÊNCIA UTILIZANDO KNN EM SEMÁFOROS INTELIGENTESpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record