Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLEONARDO, Francisco Antonio Morilhe
dc.date.accessioned2018-06-01T19:16:03Z
dc.date.available2018-06-01T19:16:03Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11077/1675
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é proporcionar reflexões sobre a educação de jovens, entre quinze a dezoito anos, matriculados no Ensino Médio, cursando a disciplina de Sociologia de modo a alterar a sua ementa incluindo noções jurídicas. Após investigação com uma classe específica, em cidade do interior paulista onde se colheu resultados satisfatórios com a inserção na disciplina, torna-se possível sugerir a articulação da referida disciplina com o Direito, cujos conceitos básicos não devem somente ser trabalhados com advogados e afins, mas também discutidos com toda a sociedade, refletindo sobre essas noções a fim de que possam exercer sua cidadania adequadamente, uma vez que a escola pode e deve contribuir para a formação do caráter juvenil, de forma a se democratizar o Direito. Assim, é proposto que seja trabalhado na disciplina citada, proporcionando aos jovens conhecimentos que dizem respeito aos Direitos de todo Cidadão, pois é papel da Educação e do Estado, contribuir para o processo de solidificação dos direitos humanos e da construção da cidadania. Esse fundamento também se encontra no texto constitucional brasileiro, dessa forma, a ideia não é a criação de uma nova disciplina, mas sim o aprimoramento de uma já existente, alterando-se sua ementa e incluindo conteúdos previstos na Proposta Curricular da citada disciplina, documento que norteia os cursos do Ensino Médio brasileiro. A presente pesquisa foi desenvolvida na perspectiva da construção do saber jurídico onde se utilizou o enfoque dedutivo e o levantamento bibliográfico, além da pesquisa qualitativa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCidadania. Sociologia. Direito. Educação. Ensino Médio.pt_BR
dc.titleA efetivação do Direito à Educação Cidadã por meio da disciplina de Sociologia.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples