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Ensino Jurídico e Filosofia do Direito: reflexões sobre a Construção do Saber Jurídico

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ENSINO JURIDICO E FILOSOFIA DO DIREITO - REFLEXOES SOBRE A CONSTRUCAO DO SABER JURIDICO (344.6Kb)
Data
2013
Autor
RAMIRO, Caio Henrique Lopes
SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho tem por objeto a investigação da relevância da filosofia do direito no contexto da educação jurí- dica, bem como para a construção do saber jurídico. Em um primeiro momento, apresentou-se como necessária uma breve contextualização histórica acerca da educação jurídica brasileira, buscando a visualização dos movimentos da filosofia do direito no cenário curricular dos cursos jurídicos brasileiros. Posteriormente, a partir de uma metodologia dialética, tentouse notar a forma como se apresenta a racionalidade jurídica, com considerações acerca do positivismo jurídico na tentativa de se evitar o equívoco metodológico de confundi-lo com o formalismo jurídico. Para a análise das diferenças tentou-se abordar as obras de Kelsen e Hart para se demonstrar a profundidade teórica do debate acerca do positivismo jurídico. Por fim, objetivou-se demonstrar a relevância da filosofia do direito, levando-se em consideração o pensamento de Habermas, para a ruptura do paradigma formalista-tecnicista da racionalidade jurídica dominante.
URI
http://hdl.handle.net/11077/1045
Collections
  • Artigos publicados em periódicos [8]

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