dc.contributor.author | SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni | |
dc.date.accessioned | 2015-04-17T19:31:16Z | |
dc.date.available | 2015-04-17T19:31:16Z | |
dc.date.issued | 2007-05-21 | |
dc.identifier.citation | SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni. Avaliação Institucional e Projeto Pedagógico: articulação imprescindível. 2007. p. 185. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Marília/SP, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11077/1129 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo estudar a importância de articulação entre o processo de Avaliação Institucional e os Projetos Pedagógicos de cursos de graduação para aprimorá-los a médio e longo prazo, viabilizando processo interativo e de significado real. Esse estudo da relação dialética entre Avaliação Institucional e Projeto Pedagógico pode contribuir para que as Instituições de Educação Superior repensem seus objetivos de formar cidadãos críticos, reflexivos e profissionais competentes. Como toda pesquisa, a produção de novos conhecimentos foi a mola propulsora deste trabalho que nasceu de uma dúvida profissional e se configurou em uma proposta alternativa às necessidades atuais de responder às orientações das políticas governamentais. O quadro traçado pode representar um elemento para aprimoramento tanto acadêmico quanto administrativo. Essa intenção foi decisiva para definir o objeto de estudo de caso da presente pesquisa: Avaliação Institucional e sua articulação com Projetos Pedagógicos. A metodologia adotada utilizou-se de pesquisa qualitativa, buscando conhecer e interpretar a realidade pesquisada, adotando como modo de investigação o Estudo de Caso. A conclusão da pesquisa proporciona reflexões sobre a proposta inicial da tese – articulação entre Avaliação Institucional e Projetos Pedagógicos de Cursos - e, assim compreender a Avaliação Institucional como instrumento de melhoria da qualidade das Instituições de Educação Superior, adotando a sistemática de vinculá-la aos Projetos Pedagógicos, considerando o contexto institucional em que as Instituições de Educação Superior se encontram. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Tese apresentada à Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Marília/SP | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Institucional; Projeto Pedagógico; Qualidade. | pt_BR |
dc.title | Avaliação Institucional e Projeto Pedagógico: articulação imprescindível. | pt_BR |