dc.description.abstract | Nos dias atuais, muito se tem falado em uma nova postura ética empresarial. Para
demonstrar esta nova maneira de conduzir os negócios a contabilidade como ciência
disponibiliza um demonstrativo que está cada vez mais em evidência: o Balanço Social, que contempla em seu conteúdo a demonstração do valor agregado/adicionado (DVA), é um demonstrativo atual, capaz de explicitar a relação social existente entre a empresa e seus colaboradores, comunidade, governo, instituições financeiras, fornecedores, sócios, meio ambiente e etc. Percebemos que o desenvolvimento de uma postura responsavelmente social por parte das empresas, além de proporcionar ganhos sociais para as pessoas ligadas à mesma, aumenta os valores empresariais e melhoram a imagem da entidade. E foi para
demonstrar tudo isto e, levar estas ações à tona, que o balanço social se torna importante ferramenta informativa e de gestão empresarial. Através de uma metodologia bibliográfica e estudo de caso, buscamos neste trabalho evidenciar os benefícios e as reações que a publicação do Balanço Social proporciona aos colaboradores e aos sócios de uma empresa que publica o referido demonstrativo. | pt_BR |