AUDITORIA – CONTROLES INTERNOS
Date
2012Author
DOS SANTOS, KARINA PASSARELI
DOS ANJOS, SUZANA PEREIRA LIMA
Metadata
Show full item recordAbstract
Não se sabe a data exata do surgimento da auditoria, porém ela é reconhecida desde os mais remotos tempos. Começou a ser praticada pelos proprietários em suas atividades econômicas como forma de conferência dos ganhos obtidos. As primeiras associações de auditores surgiram na Idade Média e, para acompanhar o progresso da ciência contábil, em 1494 passaram por uma evolução, quando Luca Pacioli revolucionou as técnicas contábeis com o método das partidas dobradas. Com a Revolução Industrial, no século XVIII, e o aperfeiçoamento da atividade econômica, as técnicas desenvolvidas por Luca Pacioli e, consequentemente a auditoria, tiveram que ser readaptadas para atender às necessidades das grandes empresas. Por volta da década de 1940, a auditoria chega ao Brasil juntamente com as empresas multinacionais que aqui começaram a se instalar, sendo que seus investimentos, também de origens internacionais, tinham que ter suas demonstrações contábeis auditadas. Com o crescimento das empresas multinacionais, as empresas de auditoria também foram se instalando no Brasil e crescendo juntas. Assim, a profissão de auditoria também foi sendo experimentada pelos brasileiros que recebiam treinamento dos auditores estrangeiros para executá-la. A partir de então, de forma cada vez mais crescente, a auditoria, levando em consideração o controle interno das empresas, tem recebido a devida importância ao testar a eficiência e eficácia de seu controle patrimonial, podendo assim expressar uma opinião a respeito dos dados analisados. Os controles internos das empresas auditadas servem como base para o auditor determinar a forma e extensão dos testes a serem realizados em seu trabalho. Tendo em vista os riscos de fraudes e erros operacionais que as empresas estão suscetíveis no mundo dos negócios, surge a importância da implantação de controles da administração sobre suas atividades, garantindo maior segurança, evitando ou até mesmo detectando possíveis fraudes ou erros antes mesmo de acontecerem. Os controles internos funcionam como importante ferramenta no processo de gestão. Quanto maior o controle, mais segurança para o trabalho. O controle interno bem elaborado e executado corretamente é capaz de corrigir, prevenir falhas; porém, deve ser acompanhado e, se necessário, deve ser aprimorado de acordo com a realidade de cada empresa.
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