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AS FERRAMENTAS DE FIDELIZAÇÃO E SEU USO PELAS EMPRESAS DE MARÍLIA E REGIÃO

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TCC FERNANDA E LUANA.pdf (729.1Kb)
Data
2015
Autor
LAVAGNINI, FERNANDA MENEZES
ASSIS, LUANA CAROLINE BATISTA DE
Metadata
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Resumo
O marketing de relacionamento surgiu nos anos 90 com o intuito de melhorar e criar uma boa relação entre empresas e consumidores e desde sua criação suas ferramentas estão sendo usadas a fim de proporcionar vantagens para empresas e consumidores. Este novo conceito de marketing tem sido estabelecido como uma estratégia para atrair clientes e manter os já existentes construindo um relacionamento fixo com fornecedores e consumidores. O marketing de relacionamento conta com a ajuda do banco dedados da empresa, que permite ter um conhecimento maior e mais aprofundado sobre as demandas, desejos e necessidades dos consumidores, garantindo que a empresa crie o produto ou serviço adequado para cada tipo de cliente. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é verificar como as empresas de Marília e Região busca fidelizar seus clientes e que ferramentas utilizam para realizar este relacionamento. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica, documental e via internet, pesquisa quantitativa e qualitativa também realizada por meio de uma entrevista com os responsáveis pelas empresas O Boticário, Perfumaria Sumirê e Drogaria São Marcos. Com a realização da pesquisa e a análise dos resultados foi possível concluir que a maioria das empresas possuem ferramentas de fidelização confirmando que este tipo de estratégia traz muitos benefícios para empresas, e consumidores. Esta pesquisa buscou contribuir com os estudos acerca do marketing de relacionamento, não esgotando o assunto em questão e deixando o tema aberto para novas análises.
URI
http://hdl.handle.net/11077/1436
Collections
  • Monografias de TCC [121]

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