dc.description.abstract | O marketing de relacionamento surgiu nos anos 90 com o intuito de melhorar e criar
uma boa relação entre empresas e consumidores e desde sua criação suas ferramentas
estão sendo usadas a fim de proporcionar vantagens para empresas e consumidores.
Este novo conceito de marketing tem sido estabelecido como uma estratégia para atrair
clientes e manter os já existentes construindo um relacionamento fixo com fornecedores
e consumidores. O marketing de relacionamento conta com a ajuda do banco dedados
da empresa, que permite ter um conhecimento maior e mais aprofundado sobre as
demandas, desejos e necessidades dos consumidores, garantindo que a empresa crie o
produto ou serviço adequado para cada tipo de cliente. Sendo assim, o objetivo deste
trabalho é verificar como as empresas de Marília e Região busca fidelizar seus clientes e
que ferramentas utilizam para realizar este relacionamento. Como metodologia foi
utilizada a pesquisa bibliográfica, documental e via internet, pesquisa quantitativa e
qualitativa também realizada por meio de uma entrevista com os responsáveis pelas
empresas O Boticário, Perfumaria Sumirê e Drogaria São Marcos. Com a realização da
pesquisa e a análise dos resultados foi possível concluir que a maioria das empresas
possuem ferramentas de fidelização confirmando que este tipo de estratégia traz muitos
benefícios para empresas, e consumidores. Esta pesquisa buscou contribuir com os
estudos acerca do marketing de relacionamento, não esgotando o assunto em questão e
deixando o tema aberto para novas análises. | pt_BR |