dc.description.abstract | Um assunto de grande discussão atualmente é a questão da qualidade na vida das pessoas,
principalmente em relação às organizações. As empresas têm buscado cada vez mais
certificações de qualidade para reconhecimento, mas também para melhoria dos processos,
bem como utilização das ferramentas de qualidade e desenvolvimento da mentalidade dos
colaboradores. A literatura mostra que não se trata somente de conhecer os métodos e
ferramentas, mas também colocá-las em prática, pois todas são voltadas a um mesmo
propósito de buscar ausência dos defeitos, atender às conformidades com o que é exigido
pelos clientes, buscar agregar valores e planejar todo o produto, desde o projeto até chegar ao
cliente. Dessa forma, o presente trabalho tem como proposta abordar e apresentar as formas
como são aplicadas as ferramentas da qualidade e os métodos na prática. O seu conteúdo
contempla conceitos em relação à qualidade de forma geral, o sistema de Gestão da Qualidade e o conceito de cada uma das vinte e cinco ferramentas listadas, sendo elas: 5’s, Fluxograma,
Cartas de Controle, Diagrama de Ishikawa, Folha de verificação, Histograma, PDCA e
SDCA, Controle estatístico do processo, Poka-Yoke, Brainstorming, MASP, CCQ, Seis Sigma
– DMAIC, Genchi Genbutsu, TPM, Diagrama de dispersão, IQF, Engenharia Reversa,
5W2H, Kaizen, MFV, 3M, QFD, Andon e FMEA.A pesquisa caracteriza-se como
exploratória, analítica e descritiva, por meio de levantamento de literatura e estudo de caso em
uma empresa do segmento de transformação de plástico situada no interior de São Paulo. A
instituição estudada é referência em aplicação do Sistema de Gestão da Qualidade, onde por
meio dela foi possível concluir e verificar que a eficácia da utilização das ferramentas da
qualidade é algo pertinente, desde que seja feito com organização e planejamento, assim traz
resultados muito positivos e de grande relevância para a organização. | pt_BR |