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dc.contributor.authorRODRIGUES, CAROLINE MARTINS
dc.contributor.authorBRITO, TAYNARA CHRISPIN DE
dc.contributor.authorOLIVEIRA, VINICIUS BASILIO DE
dc.date.accessioned2017-02-14T17:05:08Z
dc.date.available2017-02-14T17:05:08Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11077/1553
dc.description.abstractA fidelização é uma das ferramentas adotadas pelas empresas para se manter competitiva e garantir a satisfação do consumidor por meio de uma visão diferenciada de negócio, onde a empresa se volta para o foco do cliente e não mais para o foco no cliente. O desafio está em entender e compreender as necessidades do cliente muito antes que ele já esteja apto a dizê-las, ou seja, a antecipação do valor percebido, que, por sua vez é admirável e merecido aos seus olhos. O presente trabalho tem a finalidade de apresentar um estudo teórico e prático sobre a importância de se diferenciar a ferramenta foco do cliente e foco no cliente dentro das microempresas, pesquisando em bibliografias aspectos que contemplam os conceitos de Marketing, foco do cliente e suas ferramentas e apresentando as vantagens de se utilizá-la para fidelizar os consumidores. Como metodologia além da pesquisa bibliográfica foi realizada uma entrevista com 3 microempresas com o objetivo de identificar se eles sabem a diferença entre foco no cliente e foco do cliente e quais as ferramentas de fidelização elas utilizam.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectClientept_BR
dc.subjectFidelizaçãopt_BR
dc.subjectFoco do clientept_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.titleFOCO DO CLIENTE OU FOCO NO CLIENTE: COMO AS MICRO EMPRESAS DA REGIÃO UTILIZAM ESTA FERRAMENTApt_BR
dc.typeMonografiapt_BR


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