• português (Brasil)
    • English
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Administração
  • Bacharelado em Administração
  • Monografias de TCC
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Administração
  • Bacharelado em Administração
  • Monografias de TCC
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: UMA ABORDAGEM DE COMO AS TOMADAS DE DECISÕES EMOCIONAIS INFLUENCIAM NO MERCADO

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC PDF.pdf (1.111Mb)
Data
2016
Autor
BIAGI, MATEUS
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O estudo de finanças comportamentais é importante por nos permitir analisar com melhor entendimento a volatilidade dos mercados financeiros, volatilidades essas causadas pela racionalidade limitada dos agentes atuantes em tal mercado. Contrariando, principalmente, o modelo descrito na Teoria da Utilidade Esperada (TUE), em que as pessoas tomam decisões totalmente racionais, são avessas ao risco e visam maximizar a utilidade, o presente trabalho tem como objetivo contextualizar o estudo das finanças comportamentais, que gerou a Teoria do Prospecto, proposta inicialmente por Kahneman e Tversky (1979). Teoria esta que visa aderir os aspectos psicológicos e sociológicos dos indivíduos, no processo de tomada de decisão no momento de realizar algum investimento. Este trabalho se diferencia dos outros já realizados no país e também no exterior, pelo fato de procurar abordar de maneira mais pragmática o efeito das finanças comportamentais no mercado, dando exemplos de crises que se iniciaram e/ou se intensificaram por terem sido fruto da irracionalidade dos investidores, bem como do atual cenário brasileiro, em que estamos passando por uma crise onde um dos pilares centrais concentra-se na confiança dos investidores para com o Brasil e às empresas nacionais. Por fim, a última parte deste trabalho busca apresentar uma pesquisa no que tange à tomada de decisões e descrever a influência da heurística da representatividade e o impacto do efeito reflexo sobre os alunos de graduação do curso de Administração da faculdade Eurípedes Soares da Rocha – UNIVEM, sob as perspectivas dos estudos de Kahneman e Tversky.
URI
http://hdl.handle.net/11077/1559
Collections
  • Monografias de TCC [121]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV