AVALIAÇÃO DE QUALIDADE: estudo de caso aplicado ao curso de direito de uma faculdade no interior do Maranhão.
Abstract
A presente dissertação tem por objetivo avaliar a qualidade de ensino de um curso de
direito, oferecido por uma faculdade situada no município de Caxias, interior do estado
do Maranhão, sob o viés de indicadores de avaliações externas como ENADE e
Avaliação de Curso. Alia-se a esse objetivo o estudo dos documentos norteadores e,
também, documentos institucionais da Instituição de Ensino do curso pesquisado, bem
como a efetividade de suas projeções e metas, buscando neste ponto estabelecer a
conexão existente entre os resultados obtidos pelos indicadores externos e a coerência
entre os documentos institucionais, sua coerência com as normas educacionais
vigentes e o alinhamento entre as ações e metas traçadas pelos documentos internos.
Não obstante a isso, partindo dos pressupostos evidenciados na análise dos dados
encontrados nos documentos, nos resultados das avaliações externas e na construção
do perfil dos docentes vinculados ao curso de direito, busca-se construir evidências, que
direcionem a possíveis causas ou reflexos da qualidade de ensino encontrada no curso.
O curso de direito em análise possui boa aceitação de mercado, com inserção de um
número de profissionais no mercado de trabalho, paralelo a estes resultados, possui
conceito positivo junto às avaliações ministeriais, porém se apresenta com resultados
desfavoráveis e negativos junto ao ENADE. A referida pesquisa, foi realizada a partir da
metodologia de estudo de caso, associado à pesquisa bibliográfica, utilizando-se, para
tanto, de periódicos, livros, dissertações, teses e artigos. Foi realizado, ainda, o estudo
de portarias e resoluções do Ministério da Educação (Mec) que tratam do tema. A
investigação foi conduzida tendo como área de concentração: Teoria do Direito e do
Estado e linha de pesquisa: Construção do Saber Jurídico. Ao término do processo de
construção desse trabalho conclui-se que o curso em análise possui fragilidades que
necessitam ser superadas, porém, por outro lado apresenta potencialidades que, se
melhor exploradas e desenvolvidas, podem representar um grande diferencial no futuro
do curso e de seu desenvolvimento, bem como contribuir para o desenvolvimento da
cidade e seu entorno.
Collections
- 2018 [30]