O DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO E O FORNECIMENTO DE CUIDADORES E PROFESSORES ESPECIALIZADOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
dc.contributor.author | Braga, Beatriz de Souza | |
dc.date.accessioned | 2021-09-22T23:01:40Z | |
dc.date.available | 2021-09-22T23:01:40Z | |
dc.date.issued | 2018-10-24 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11077/1775 | |
dc.description.abstract | O trabalho analisa o direito à educação desde sua evolução histórica até a Constituição Federal de 1988 e o direito à educação especial para pessoas com deficiência. Descreve diversos dispositivos legais que garantem tal direito em âmbito internacional, nacional e estadual. Ainda, observa o princípio da reserva do possível e o mínimo existencial para avaliar se este pode ser utilizado como limitação do direito à educação especial. Por fim, conclui que a educação especial é um direito garantido de diversas maneiras e que este é considerado o mínimo existencial da pessoa com deficiência, uma vez que garante os seus mais diversos direitos, como, além da educação, a igualdade, liberdade, trabalho, cidadania e, principalmente, dignidade. Por tal motivo, o princípio da reserva do possível não pode ser aplicado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação; Pessoas Deficientes; Reserva do Possível; Cuidadores e Professores Especializados. | pt_BR |
dc.title | O DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO E O FORNECIMENTO DE CUIDADORES E PROFESSORES ESPECIALIZADOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA | pt_BR |
dc.title.alternative | The fundamental right to education and the supply of caregivers and specialized teachers for disabled students | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
-
Publicações [280]
Publicações