A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo tecer considerações quanto uma questão que vem crescendo cada dia mais, a responsabilidade social da empresa, especificamente no ordenamento jurídico brasileiro. Nesse âmbito, em decorrência das mudanças ocorridas no século XXI, a transformação no contrato social entre a sociedade e os negócios fez-se necessária e as organizações passaram então a entender que era preciso assumir responsabilidades a fim de atender às novas exigências e desta forma, começam a questionar seu posicionamento sobre isso. As empresas acostumadas à mera e exclusiva maximização dos lucros foram obrigadas a adotar uma postura mais responsável em suas ações, seja interna quanto externas. A relação entre as empresas e a sociedade baseia-se num contrato social que evolui conforme as mudanças sociais e as consequentes expectativas da sociedade, nesse sentido, tem-se que responsabilidade social empresarial tem se apresentado como um tema cada vez mais importante no comportamento das organizações e tem exercido impactos nos objetivos e nas estratégias das organizações. Para alcançar os resultados utilizou-se a pesquisa bibliográfica em que foram realizadas pesquisas em livros e artigos de periódicos científicos nacionais. A partir dos autores pesquisados, constatou-se que a responsabilidade social é uma exigência básica à atitude e ao comportamento ético, através de práticas que demonstrem que a empresa possui uma alma, cuja preservação implica solidariedade e compromisso social, um papel mais amplo perante a sociedade que não somente o de maximização de lucro e criação de riqueza.
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