Show simple item record

dc.contributor.authorCardoso, Filipe Simão
dc.date.accessioned2021-09-30T23:47:31Z
dc.date.available2021-09-30T23:47:31Z
dc.date.issued2019-11-28
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11077/1925
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar o Método do Caso e a aprendizagem por meio do “problema” como instrumento didático à disposição do ensino jurídico, inicialmente empregado na Universidade de Harvard. A princípio, é apresentado críticas ao Método Expositivo que ainda costuma ser a principal maneira de se transferir ensinamentos jurídicos no Brasil. Na sequência, é demonstrada a distinção entre o Método do Caso, que apresenta um viés didático, e o Estudo de Caso, utilizado com ferramenta de pesquisa científica. Posteriormente, é apresentada a origem histórica do Método do Caso, as suas variações, bem como as suas vantagens e desvantagens em comparação com o sistema tradicional da aula expositiva, ressaltando também a pertinência dos métodos inovadores em países sem a tradição do Common Law, como o Brasil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMétodo do Caso; Método da Aprendizagem por meio de Problemas; Ensino Jurídico.pt_BR
dc.titleO MÉTODO DO CASO COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO PARA O ENSINO JURÍDICO BRASILEIROpt_BR
dc.typeArtigopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record