• português (Brasil)
    • English
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Administração
  • Bacharelado em Administração
  • Monografias de TCC
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Administração
  • Bacharelado em Administração
  • Monografias de TCC
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A influência das redes de cooperação na competitividade das organizações: um estudo de caso numa rede varejista

Thumbnail
View/Open
A influência das redes de cooperação na competitividade das organizações: um estudo de caso numa rede varejista.pdf (508.8Kb)
Date
2010-11-24
Author
Thomaz, Aline Camaçari
Salazar, Bruna Camila
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente trabalho de curso tem como objetivo identificar a influência das redes de cooperação na competitividade das organizações. Os fatores que fazem com que as empresas se unam em forma de redes são as constantes mudanças ocorridas no cenário competitivo, que tornaram as empresas ameaçadas e estimuladas a estabelecer novas estratégias para se tornarem competitivas e sobreviverem diante do mercado globalizado. Através das redes de cooperação, as empresas conseguem aumentar seu desempenho, aperfeiçoar seus recursos e oferecer soluções coletivas para se destacar em relação aos seus concorrentes. A finalidade principal da rede nas organizações é adequar-se ao ambiente para obter ganhos de escalas, força de mercado e redução de custos. A formação das redes de cooperação é uma alternativa para as organizações que são incapazes de acompanhar as transformações do mercado de forma isolada, pois por meio da união as empresas conseguem se desenvolver e manter-se no mercado. No estudo de caso realizado com a rede varejista REDEPAS, foi observado que as relações de parcerias foram fundamentais para o desenvolvimento dos supermercados associados e permitiram enfrentar as constantes dificuldades do setor. Dessa forma, as redes de cooperação são de extrema importância para as organizações alcançarem seus objetivos e obterem vantagens, aumentando a competitividade diante de seus concorrentes. Palavras-chave:
URI
http://hdl.handle.net/11077/513
Collections
  • Monografias de TCC [121]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV