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dc.contributor.advisorAbreu, Andréia dept_BR
dc.contributor.authorThomaz, Aline Camaçaript_BR
dc.contributor.authorSalazar, Bruna Camilapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-15T19:25:55Z
dc.date.available2012-10-15T19:25:55Z
dc.date.issued2010-11-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11077/513
dc.description.abstractO presente trabalho de curso tem como objetivo identificar a influência das redes de cooperação na competitividade das organizações. Os fatores que fazem com que as empresas se unam em forma de redes são as constantes mudanças ocorridas no cenário competitivo, que tornaram as empresas ameaçadas e estimuladas a estabelecer novas estratégias para se tornarem competitivas e sobreviverem diante do mercado globalizado. Através das redes de cooperação, as empresas conseguem aumentar seu desempenho, aperfeiçoar seus recursos e oferecer soluções coletivas para se destacar em relação aos seus concorrentes. A finalidade principal da rede nas organizações é adequar-se ao ambiente para obter ganhos de escalas, força de mercado e redução de custos. A formação das redes de cooperação é uma alternativa para as organizações que são incapazes de acompanhar as transformações do mercado de forma isolada, pois por meio da união as empresas conseguem se desenvolver e manter-se no mercado. No estudo de caso realizado com a rede varejista REDEPAS, foi observado que as relações de parcerias foram fundamentais para o desenvolvimento dos supermercados associados e permitiram enfrentar as constantes dificuldades do setor. Dessa forma, as redes de cooperação são de extrema importância para as organizações alcançarem seus objetivos e obterem vantagens, aumentando a competitividade diante de seus concorrentes. Palavras-chave:pt_BR
dc.titleA influência das redes de cooperação na competitividade das organizações: um estudo de caso numa rede varejistapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR


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