Univem Aberto: Recent submissions
Now showing items 661-680 of 1747
-
Redução de tempo de setup durante a troca de produto utilizando a ferramenta SMED em uma indústria alimentícia
(2015)Diante de um mercado cada vez mais competitivo e acirrado, fazer com que uma empresa se mantenha forte dentro de um determinado mercado é uma missão cada vez mais desafiadora. Isso torna extremamente importante os métodos ... -
Aplicação de 5S em uma Empresa de produtos Fitness
(2015)A alta competitividade do mercado exige cada vez mais empenho na redução de custos e melhoria contínua da qualidade. A organização do ambiente de trabalho é essencial para que este seja agradável, seguro e produtivo. Falhas ... -
Aplicações da Engenharia Reversa no Desenvolvimento de Produtos
(2015)A Engenharia Reversa (ER) é uma técnica que permite, a partir de um modelo físico existente, desenvolver modelos virtuais, possibilitando alterar e adicionar novas partes a esse modelo, gerar e atualizar bancos de dados ... -
Aplicação da ferramenta FMEA no Processo de Produção Agrícola do Amendoim
(2015)O amendoim comum (Arachis hypogaea L.) é uma das principais oleaginosas cultivadas no mundo. Sua cultura já foi destaque no cenário agrícola brasileiro, entretanto diversos fatores levaram à queda da produção de amendoim ... -
Melhoria de processos por meio da automação industrial
(2015)O presente trabalho propõe formas de melhorar um processo de uma indústria por meio de um sistema computacional. Para isto, foram pesquisados os impactos da automação nas empresas brasileiras e nos países que possuem alto ... -
Planejamento do Arranjo físico da Produção em uma Microempresa
(2015)O presente estudo de caso tem como objetivo, o planejamento de um novo arranjo físico para área de produção da empresa estudada. O arranjo físico ou layout, influencia diretamente no fluxo de produção da empresa, pois ... -
Importância da aplicação de software de simulação no processo de injeção de termoplásticos
(2015)A crescente demanda por produtos de materiais plásticos que atendam às exigências de diversos setores econômicos e a necessidade das empresas em reduzir custos e melhorar a qualidade de seus produtos faz com que estas ... -
Método auxiliar para selecionar termoplásticos: Estudo de caso de peça produção e aplicação em produtos novos
(2015)A forma como as empresas selecionam um material termoplástico para um produto novo nem sempre é eficaz. Elas utilizam como meio de seleção: catálogos, opiniões de fornecedores, tentativa e erro, históricos de produtos ... -
Utilização do método SLP para melhoria de layout em uma empresa metalúrgica de pequeno porte
(2015)O presente estudo de caso fará uma abordagem do arranjo físico atual (layout) especificamente no processo de fabricação de carretilha. A empresa analisada é uma metalurgica de pequeno porte localizada na região de Marília-SP ... -
A importância da gestão da demanda para o planejamento de compras: Estudo de caso em uma empresa distribuidora de produtos veterinários
(2015)Gerenciar a demanda consiste em analisar o histórico de vendas, as informações do mercado e preferências dos clientes de uma empresa para que possa realizar uma previsão de vendas. Após o processamento desses dados, ... -
Modelo para controle de custos em uma retífica
(2015)Quantificar custos é essencial para as organizações para administrar melhor os seus recursos. É necessário ter um bom planejamento para a formação do preço de venda, pois esse aspecto depende também do que os concorrentes ... -
Análise para aplicação de boas práticas de gerenciamento de projetos em uma indústria metalúrgica com produção customizada
(2015)O emprego das técnicas de gerenciamento de projetos na indústria de manufatura customizada aumenta ao mesmo tempo em que os consórcios que promovem grandes projetos no país as adotam como metodologia de integração com seus ... -
Melhorar a performance da linha de produção utilizando a ferramenta TPM
(2015)Antes tratada como fator de custos adicionais e com pouca visíbilidade para as empresas, a manutenção aos poucos foi sendo aperfeiçoada e ganhando a sua devida importância, hoje é considerada uma função estratégica no ... -
A descontinuidade de produtos: impactos e desafios em uma empresa com forte atuação no desenvolvimento de novos produtos
(2015)A descontinuidade do produto é marcada pelo momento em que o produto não apresenta mais vantagens e relevância do ponto de vista econômico ou estratégico; este ponto é sinalizado pela perda de participação de mercado, ... -
Padronização de processos através da melhoria contínua em uma empresa de reciclagem
(2015)Recentemente a preocupação com o meio ambiente tem aumentando continuamente. Nesse sentido as empresas, sociedade e governo se organizam de forma que seja possível melhorar a administração dos impactos das atividades humanas ... -
Estudo de viabilidade de implantação de caldeira industrial
(2015)O presente trabalho tem por finalidade apresentar um estudo de viabilidade de implantação de caldeira industrial em uma fábrica de alimentos. Para tanto, foi feita uma extensa revisão bibliográfica das variáveis que ... -
Melhoria no processo produtivo com foco nos desperdÍcios: um estudo de arranjo físico e qualidade em uma indÚstria de pequeno porte
(2015)No desenvolvimento do trabalho será proposto uma nova elaboração de arranjo físico no processo de produção, diagnosticando os possíveis desperdícios, assim como propor ferramentas básicas do controle de qualidade relacionadas ... -
A Educação Jurídica como ferramenta didática no combate às violações da Dignidade da Pessoa Humana na obra "A Lista de Schindler".
(2016-03-21)O presente artigo tem por finalidade expor a necessidade de uma educação que evolua da visão mecanicista para uma visão holística, promovendo uma didática baseada na reflexão e discussão junto aos docentes e discentes. ... -
MARKETING DE EVENTOS: DIMENSIONAMENTO E ANALISE DO MERCADO DE EVENTOS REALIZADOS NA CIDADE DE MARILIA MARILIA 2015
(2015)O objetivo deste trabalho é identificar a prática de eventos organizacionais na cidade de Marília com o intuito de promover o marketing experimental. Para identificar esta prática de eventos organizacionais, o trabalho irá ... -
AS FERRAMENTAS DE FIDELIZAÇÃO E SEU USO PELAS EMPRESAS DE MARÍLIA E REGIÃO
(2015)O marketing de relacionamento surgiu nos anos 90 com o intuito de melhorar e criar uma boa relação entre empresas e consumidores e desde sua criação suas ferramentas estão sendo usadas a fim de proporcionar vantagens ...