FOCO DO CLIENTE OU FOCO NO CLIENTE: COMO AS MICRO EMPRESAS DA REGIÃO UTILIZAM ESTA FERRAMENTA
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Date
2016Author
RODRIGUES, CAROLINE MARTINS
BRITO, TAYNARA CHRISPIN DE
OLIVEIRA, VINICIUS BASILIO DE
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A fidelização é uma das ferramentas adotadas pelas empresas para se manter competitiva e garantir a satisfação do consumidor por meio de uma visão diferenciada de negócio, onde a empresa se volta para o foco do cliente e não mais para o foco no cliente. O desafio está em entender e compreender as necessidades do cliente muito antes que ele já esteja apto a dizê-las, ou seja, a antecipação do valor percebido, que, por sua vez é admirável e merecido aos seus olhos. O presente trabalho tem a finalidade de apresentar um estudo teórico e prático sobre a importância de se diferenciar a ferramenta foco do cliente e foco no cliente dentro das microempresas, pesquisando em bibliografias aspectos que contemplam os conceitos de Marketing, foco do cliente e suas ferramentas e apresentando as vantagens de se utilizá-la para fidelizar os consumidores. Como metodologia além da pesquisa bibliográfica foi realizada uma entrevista com 3 microempresas com o objetivo de identificar se eles sabem a diferença entre foco no cliente e foco do cliente e quais as ferramentas de fidelização elas utilizam.
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- Monografias de TCC [121]