dc.description.abstract | É público e notório o fato de que os fornecedores no atual mercado consumerista utilizam a
publicidade de forma maciça para convencer os consumidores da pseudo necessidade de
comprar o produto ou contratar o serviço que estão divulgando, exatamente por isso é
indispensável a presença da verdade e da ética, para que as informações publicitárias sejam
verdadeiras e claras, não iludindo ou ludibriando o consumidor. O Código de Defesa do
Consumidor veda expressamente a prática da publicidade enganosa e abusiva que prejudica a
real avaliação do consumidor para um consumo consciente. Essa vedação legal busca proteger
o consumidor parte vulnerável, efetivando a igualdade real e o equilíbrio nas relações
jurídicas, direito fundamental expresso na Constituição Federal Brasileira. Por fim, a pesquisa
será feita fazendo uso do método dedutivo e analítico, com a utilização de bibliografias,
artigos científicos e livros, para fins de demonstrar como a publicidade é capaz de influenciar
comportamentos na sociedade consumista, favorecendo reflexões sobre a necessidade de uma
conduta ética nas campanhas publicitárias, bem como o dever de informação e transparência,
além do mais, obrigar o fornecedor a cumprir o que veiculou, mediante o caráter pré contratual da oferta, visto que o verdadeiro objetivo comercial da publicidade é o lucro. | pt_BR |