Now showing items 1-10 of 23

    • Projeto Pedagógico e Avaliação Institucional - Articulação e Importância 

      SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; RAPHAEL, Hélia Sônia (Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior - Universidade de Sorocaba, 2006)
      As exigências dos novos tempos apontam para a necessidade de um repensar dos organismos educacionais, para que estes se adaptem à contemporaneidade. Este breve estudo pretende refletir sobre os processos de Avaliação ...
    • Avaliação Institucional e Projeto Pedagógico: articulação imprescindível. 

      SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni (Tese apresentada à Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Marília/SP, 2007-05-21)
      O presente trabalho teve como objetivo estudar a importância de articulação entre o processo de Avaliação Institucional e os Projetos Pedagógicos de cursos de graduação para aprimorá-los a médio e longo prazo, viabilizando ...
    • Ensino Jurídico: Demandas Contemporâneas. 

      SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni (2009)
      SINOPSE: Este livro aborda os 20 anos da Constituição Federal, analisados sob a ótica da efetividade dos direitos fundamentais nela contidos. A abordagem dos direitos fundamentais a partir da gramática básica dos direitos ...
    • Avaliação Institucional 

      SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni (2009)
      SINOPSE: Manter a qualidade de uma instituição de ensino é fundamental para sustentar a credibilidade perante os alunos e as demais pessoas que podem desejar estudar na instituição futuramente. Avaliação Institucional é ...
    • O Ensino Dogmático do Direito como elemento limitador à universalização do acesso à justiça. 

      SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; PEREIRA, Newton Carlos Freire (Trabalho publicado nos Anais do XVIII Congresso Nacional do CONPEDI, realizado em São Paulo – SP nos dias 04, 05, 06 e 07 de novembro de 2009., 2009-11)
      O ensino jurídico, estruturado sob o molde positivista e conservador cujo objetivo central da formação do bacharel em Direito é a aplicabilidade da norma, destituída da reflexão acerca da desigualdade, impede a materialização ...
    • A emergência do conceito de Stakeholders na educação e suas implicações no ensino jurídico. 

      SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; SOARES, Vivian Bacaro Nunes (Trabalho publicado nos Anais do XVIII Congresso Nacional do CONPEDI, realizado em São Paulo – SP nos dias 04, 05, 06 e 07 de novembro de 2009., 2009-11)
      O atual estágio de desenvolvimento econômico confirma a insuficiência dos modelos tradicionais do ensino jurídico, os paradigmas tradicionais são questionados, a necessidade de novos padrões de referência é evidente. À ...
    • Existe receita para ser um bom professor de Direito? 

      SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; STEINER, Ana Amélia (Trabalho publicado nos Anais do XIX Encontro Nacional do CONPEDI realizado em Fortaleza - CE nos dias 09, 10, 11 e 12 de Junho de 2010, 2010-06)
      A busca de instituições de ensino superior por professores de Direito é corriqueira, quanto mais por bons professores. Há quem diga que, para ser um bom professor, é preciso ter dom; já outros defendem que a qualidade do ...
    • Docência Jurídica: Construção da Identidade Docente 

      SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; SOARES, Fernanda Heloísa Macedo (Trabalho publicado nos Anais do XIX Encontro Nacional do CONPEDI realizado em Fortaleza - CE nos dias 09, 10, 11 e 12 de Junho de 2010., 2010-06)
      No presente trabalho pretende-se abordar a questão sobre a identidade do docente nos cursos de direito, uma vez que os muitos, normalmente, apresentam atividades em outras carreiras jurídicas tratando a docência como algo ...
    • (RE)PENSANDO A LINGUAGEM JURÍDICA: EM BUSCA DA QUALIDADE DO TEXTO. 

      SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; BERTHO, Paula Renata (* Trabalho publicado nos Anais do XIX Congresso Nacional do CONPEDI realizado em Florianópolis - SC nos dias 13, 14, 15 e 16 de Outubro de 2010., 2010-10)
      A eficácia da comunicação jurídica depende da habilidade do operador do Direito no manejo da linguagem. A capacidade de construir bons argumentos e administrá-los adequadamente às necessidades expressivas são qualidades ...